A chuva que persiste nas últimas horas gerou um alerta da Defesa Civil para Joinville, no Norte de Santa Catarina. Até esta quarta-feira (27), a chuva pode se tornar ainda mais volumosa e causar estragos pontuais.
Continua depois da publicidade
Segundo a Defesa Civil, o risco é considerado de moderado a alto na maior cidade do Estado. Por conta disso, a população deve estar em alerta para a possibilidade de ocorrências relacionadas a alagamentos, enxurradas pontuais e eventuais deslizamentos.
A orientação é que os moradores que vivem em área suscetível a alagamentos ou próxima de morros e encostas redobrem a atenção. A Defesa Civil estadual possui um sistema de alerta gratuito. Para receber os avisos, basta fazer o cadastro enviando o número do CEP para o telefone 40199, por mensagem de texto (SMS).
Em caso de chuva forte, o órgão orienta que a população procure um local seguro para se abrigar e não transite em pontes submersas ou áreas alagadas. Além disso, a população deve ficar atenta aos sinais de risco de deslizamento próximo de morros e encostas, como a inclinação de postes, árvores e muros; água barrenta descendo do morro; ou rachaduras em paredes e solo. Ao verificar algum desses sinais, o morador deve deixar o local imediatamente e solicitar apoio da Defesa Civil.
Em casos de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199 e os Bombeiros Voluntários no 193.
Continua depois da publicidade
Outras regiões de SC seguem em alerta
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou Santa Catarina em alerta de “perigo” para chuvas intensas entre a madrugada e fim da noite desta terça-feira (26). De acordo com o órgão, há risco potencial de ventos intensos de até 100 km/h, corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O alerta é válido para as seguintes regiões de Santa Catarina: Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Norte, Sul e Oeste Catarinense. Até esta terça-feira, os maiores acumulados de chuva nas últimas 48 horas foram registrados em Rio do Campo, com 97.8 milímetros, Mirim Doce (93 milímetros) e Witmarsum (90.6 milímetros), todas cidades na região do Vale do Itajaí.
Chuvas causaram estragos em SC
As chuvas atingem Santa Catarina desde o final de semana e causaram estragos em algumas cidades do Estado. De acordo com a Defesa Civil, foram registrados danos em 19 casas, com deslizamentos em Urubici e ocorrências em Videira, Tangará, Lages e Curitibanos.
Veja fotos
*Sob supervisão de Leandro Ferreira
Continua depois da publicidade
Leia também
Após contaminação de rio, indústria de Jaraguá do Sul deve apresentar plano para retomar operação
SC tem confirmação de anúncio de oitavo porto; investimento pode chegar a R$ 3 bilhões



