O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), irá a Brasília nesta segunda-feira (9) para participar da reunião do Fórum dos Governadores com o presidente Lula (PT). O encontro vai discutir as invasões feitas por bolsonaristas radicais em prédios do Congresso, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. Os ataques foram classificados pelo atual chefe do Executivo como “atos terroristas”.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Inicialmente, a assessoria do governador Jorginho Mello havia informado que ele não iria à reunião, convocada em caráter de emergência para as 18h desta segunda-feira (9) para discutir respostas aos ataques registrados na capital federal e estratégias para evitar que esses episódios se repitam nos Estados.
No entanto, na tarde desta segunda-feira a assessoria emitiu nota informando que ele recebeu o convite oficial por volta do meio-dia e que decidiu comparecer ao encontro.
— É meu dever representar o Estado de Santa Catarina e defender o interesse dos catarinenses — afirmou o governador.
Continua depois da publicidade
A decisão de comparecer à reunião teria ocorrido após conversa com governadores como o de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), também aliado do ex-presidente Bolsonaro. A intenção seria evitar decisões que pudessem desagradar os dois Estados.
O governo do Estado também divulgou nota sobre a situação no Estado, afirmando que a PM “está monitorando todos os pontos onde existe a possibilidade de alguma ação dos manifestantes”, mas que até o momento a situação é de “tranquilidade” em todos os pontos. O texto diz que existe uma “negociação com os manifestantes” para a retirada de barracas e utensílios dos acampamentos bolsonaristas pelo Estado.
Leia também
Catarinenses que participaram de terrorismo em Brasília já foram identificados
Acampamentos bolsonaristas começam a ser desocupados pela PM após decisão de Moraes
FOTOS: Obras e móveis históricos são destruídos durante invasão em Brasília