Agora é pra valer. A Hyundai confirmou que vai iniciar as vendas do Kona Hybrid para abril. Esta é a segunda geração do crossover de visual futurista e que, embora muitos nem lembrem, já foi vendido no Brasil em pouquíssimo volume. 

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O Kona está maior e conta com a linguagem visual denominada Seamless Lighting (iluminação contínua), que pode ser conferida nos faróis interligados por uma faixa contínua de luz, na frente e atrás. É de fato diferente e ficou melhor e mais moderno que a geração anterior. 

Diferentemente do Ionic 5, um elétrico de tecnologia avançada que custa quase R$ 400 mil, a proposta da Hyundai com o Kona, apesar do visual ousado, é oferecer um híbrido mais acessível. 

Serão duas versões, ambas com conjunto híbrido autorrecarregável (HEV) composto por motor 1.6 aspirado a gasolina que atua junto com outro elétrico alimentado por bateria de 1,32 kWh. Combinados, rendem 141 cv de potência e 27 kgfm de torque. A transmissão é a automatizada de dupla embreagem com 6 marchas. 

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Rodas de 18”, painel digital configurável de 12,3” integrado à tela multimídia de 12,3”, sistema Adas de segurança e assistentes ao motorista e acabamento premium são destaques do novo Hyundai. 

O Kona mede 4,35 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,58 m de altura e 2,66 m de entreeixos, dimensões próximas de um Creta, que é um SUV compacto. 

Apesar de ser um híbrido que não requer tomada, surge como concorrente do Toyota Corolla Cross, que também tem versão HEV, mas o Kona deve ameaçar mais ainda os SUVs médios flex tradicionais e até os chineses. 

Tudo vai depender da estratégia de preço que a marca só vai divulgar às vésperas do lançamento. 

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Veja fotos do Hyundai Kona

Primeira geração não “vingou”

A primeira geração do Kona foi trazida pela Caoa Hyundai, que ficou responsável pelos modelos importados, enquanto a Hyundai Motor Brasil focava suas operações nos modelos produzidos em Piracicaba (SP) – HB20, HB20S e Creta.

Lançado em 2023 no Brasil, o Hyundai Kona teve versões elétrica e híbrida e vendeu pouquíssimo: 440 unidades naquele ano e 224 em 2024 (total de 664 unidades), segundo a Fenabrave. Nesse meio tempo, o modelo passou por alterações na Coreia do Sul. 

Desde 2024, Caoa e Hyundai Motor Brasil fizeram um acordo, o qual a HMB ficaria responsável pelas importações e a distribuição seria unificada. A Caoa continua com a produção de modelos Hyundai em Anápolis (GO), passa a vender o portfólio todo em suas concessionárias e ganha uma participação nas vendas. 

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Já foi até “ventilada” a possibilidade de sua produção em Anápolis, mas isso pode depender do sucesso de vendas a partir de abril. 

Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial

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