nsc
an

Mundo Animal

Lagartos com aparência de cobra são encontrados em Jaraguá do Sul; veja vídeo

Espécie tem pequenas patas, cauda longa e não é venenosa, segundo a Fujama

14/12/2021 - 13h43 - Atualizada em: 14/12/2021 - 16h37

Compartilhe

Hassan
Por Hassan Farias
Cobra-de-vidro é um lagarto não venenoso que costuma ser confundido com uma serpente
Cobra-de-vidro é um lagarto não venenoso que costuma ser confundido com uma serpente
(Foto: )

Moradores de Jaraguá do Sul encontraram dois lagartos com a aparência de cobra entre segunda (13) e terça-feira (14). Eles confundiram os animais achando que se tratavam de serpentes, mas eram cobras-de-vidro (Ophiodes fragilis), uma espécie de lagarto com pequenas patas e cauda longa. As informações são do g1.

> Relembre lagarta cachorrinho perigosa encontrada em SC

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O primeiro resgate foi realizado na tarde de segunda-feira e registrado em vídeo pelo biólogo Christian Raboch, da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama). O segundo aconteceu na manhã de terça-feira.

- Um morador ligou, falou que tinha uma cobrinha atrás de casa, mas chegando lá vi que era uma cobra-de-vidro, que é um lagarto. Agora pela manhã também, uma moradora ligou e disse que tinha uma cobra no jardim e cheguei ali e vi que era uma cobra-de-vidro no meio da grama - disse o biólogo ao g1.

Raboch conta que a presença do animal não é incomum em Jaraguá do Sul. No entanto, eles acabam sendo mortos porque são confundidos com cobras.

Conheça mais sobre a cobra-de-vidro

Os lagartos não são venenosos, de acordo com o biólogo, e foram devolvidos à natureza logo após os resgates. Eles têm hábito diurno e se alimentam principalmente de insetos. A pata traseira são resquícios de um processo evolutivo.

Segundo Raboch, o nome do animal é cobra-de-vidro porque a cauda se solta quando ele se sente ameaçado. Com isso, o predador pega a cauda e o animal consegue escapar durante um ataque.

- Essa é uma estratégia de defesa utilizada pelos lagartos, lagartixas - explicou ao g1.

Encontrou uma cobra-de-vidro? Saiba onde ligar

  • Entre em contato com os Bombeiros (193) ou com a Polícia Ambiental da sua cidade (190);
  • Em caso de acidente com serpente, entre em contato com o Samu (192), os Bombeiros (193) ou se dirija ao hospital público mais próximo;
  • Em caso de dúvidas ou orientações sobre procedimentos de primeiros socorros, ligue para o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC), pelo telefone: 0800 643 5252.
  • Moradores de Jaraguá do Sul podem ter atendimento na Fujama pelo telefone (47) 3273-8008, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.

Leia também:

"Tenho medo, mas acho lindo": mulher encontra cobra de mais de 2 metros em Jaraguá do Sul

Vídeo mostra resgate de jararaca em Jaraguá do Sul: "dá uma adrenalina", diz biólogo

Cobra ataca cachorro no quintal de casa em Jaraguá do Sul

Mais de 250 cobras já foram capturadas em Jaraguá do Sul em 2021

Colunistas