No próximo sábado (10), Lages terá o Dia D da Vacinação contra a Influenza (gripe), abrindo a campanha para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A ação ocorre em meio a uma preocupante onda de doenças respiratórias em Santa Catarina. A Secretaria Municipal da Saúde de Lages organizou sete pontos de imunização espalhados pela cidade, incluindo cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS), a Central de Imunização, o Hospital e Maternidade Tereza Ramos e o Carro da Vacina. O atendimento será das 8h às 17h, sem interrupção ao meio-dia.

Em Lages, os grupos prioritários para a vacinação contra a Influenza somam 11.422 crianças, 827 gestantes e 27.129 idosos. A meta é imunizar 90% desse público. Até o momento, pouco mais de 13 mil doses foram aplicadas.

— Estamos com baixa cobertura vacinal e queremos atingir a meta de 90%. Nesse dia, qualquer pessoa poderá se imunizar, basta procurar um dos postos disponíveis— , explica a secretária de Saúde de Lages, Susana Zen.

Continua depois da publicidade

Além da vacina contra gripe, quem estiver com a caderneta desatualizada poderá aproveitar a oportunidade para regularizar o esquema vacinal.

Os interessados devem apresentar documento com foto, CPF, Cartão SUS e, se possível, a caderneta de vacinação.

Festa do Pinhão de Lages terá shows gratuitos no estádio e resgate das raízes do evento

Onda de doenças respiratórias pressiona atendimentos

Com o avanço do outono e a chegada do frio intenso, Santa Catarina vem registrando aumento expressivo de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Em Lages, o cenário é acompanhado de perto pelas autoridades de saúde. Segundo o diretor administrativo da Unidade de Pronto atendimento (UPA) de Lages, Fernando Aguiar, nos últimos dias do mês de abril, a unidade registrou aumento significativo no atendimento a pacientes com problemas respiratórios.

Continua depois da publicidade

— Não tem uma faixa etária específica. O aumento de doenças respiratórias atendidas até o momento segue em todas as idades, por isto a importância dos cuidados preventivos para todos— , ressalta Aguiar.

Crianças menores de dois anos e idosos acima de 60 anos estão entre os grupos mais vulneráveis, sendo os pequenos particularmente afetados pelo vírus sincicial respiratório, principal causador da bronquiolite. A vacinação é a forma mais eficaz de reduzir sintomas, complicações e até mortes provocadas pelo vírus influenza.

Confira os locais abertos durante a campanha

  • Central de Imunização – sala 1 e 2 – Praça Leoberto Leal, 20, Centro;
  • Unidade Básica de Saúde – Tributo – Rua Ábramo Baú, 520, Tributo;
  • Unidade Básica de Saúde – Coral – Rua Campo Sales, 22, Coral;
  • Unidade Básica de Saúde – Santa Catarina – Rua Max Rogerio Azevedo, 600, Santa Catarina;
  • Unidade Básica de Saúde – Pró-Morar – Rua Engenheiro Paulo Ribeiro, 1045, Pró-Morar;
  • Unidade Básica de Saúde – São Pedro – Rua João Maria Faustino dos Santos, 81, São Pedro;
  • Hospital e Maternidade Tereza Ramos – Rua Marechal Deodoro, 799, Centro;
  • Carro da Vacina – Praça Leoberto Leal, 20, Centro.

Leia mais

Lei que libera a caça de javalis em Santa Catarina está na mira do STF

Suspeitos de matar jovem e esconder corpo embaixo da cama são presos em SC