O lançamento do primeiro foguete comercial a partir do Brasil, que aconteceria na tarde desta quarta-feira (17), foi adiado pela segunda vez. A decisão foi comunicada pela Innospace, empresa sul-coreana fabricante da aeronave. O adiamento foi confirmado pela Força Aérea Brasileira (FAB).
Continua depois da publicidade
O Habit-Nano, nome do foguete, seria lançado a partir das 15h no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. Mas, de acordo com a fabricante, o adiamento foi por precaução, após a empresa detectar anomalias técnicas no sistema de resfriamento da aeronave. Segundo a Innospace, a decisão ocorreu para “garantir tempo hábil para a substituição de componentes”.
O novo lançamento está previsto para acontecer na tarde de sexta-feira (19). Vale lembrar que o primeiro adiamento ocorreu em novembro, também por questões técnicas.
Foguete vai levar satélites produzidos pela UFSC para o espaço
Dois satélites feitos em Florianópolis estão entre os protagonistas da Operação Spaceward:os nanossatélites FloripaSat-2A e FloripaSat-2B, produzidos pelo SpaceLab, Laboratório de Pesquisa em Sistemas Espaciais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), têm como objetivo principal a Validação em Órbita (IOV) de tecnologias nacionais cruciais, como os sistemas de bordo (OBDH), de gestão de energia (EPS) e de comunicação (TT&C).
Além de testar a capacidade brasileira de desenvolver módulos espaciais de baixo custo e alta complexidade, a missão é um pilar na formação de engenheiros e cientistas altamente especializados, consolidando Santa Catarina como um polo estratégico na cadeia de suprimentos e inovação do emergente mercado espacial do Brasil.
Continua depois da publicidade
