Um lanço expressivo de tainha na Praia do Gravatá em Florianópolis mobilizou pescadores artesanais da região, na manhã desta quarta-feira (4). A estimativa, da prefeitura de Florianópolis, é que 16 toneladas de tainha foram capturadas, cerca de 10 mil peixes.

Continua depois da publicidade

Segundo os pescadores da região, há expectativas para grandes lanços nos próximos dias tendo em vista que as condições climáticas devem permanecer favoráveis para a prática da pesca.

A ação faz parte das safra anual da espécie, que acontece entre os meses de maio e julho, em praias do litoral catarinense. A prática é regulada por normas ambientais e autorizada apenas para embarcações artesanais e pesca de arrasto de praia, sendo fiscalizada por órgãos ambientais estaduais e federais.

Veja vídeos do lance de tainha na Praia do Gravatá

Frio trouxe primeiro grande lanço de tainha da temporada

A queda das temperaturas tipicamente associada a aparição do pescado fez com que os pescadores artesanais tivessem o primeiro grande lanço desta safra da tainha neste domingo (1º), com mais de 18 mil peixes capturados.

Continua depois da publicidade

O maior lanço foi registrado na Praia de Cima, na Pinheira, em Palhoça. Imagens feitas pelos próprios pescadores e pela comunidade da região mostram as redes repletas de tainha e os peixes pulando para fora d’água. Por lá, foram capturadas 11.560 tainhas segundo Marcelo Alcioni, do grupo IDP Informações da Pesca.

Safra da tainha

A temporada de pesca da tainha segue regras diferentes dependendo do tipo de técnica usada pelos pescadores. Veja as datas em que a pesca da tainha é permitida conforme a modalidade:

  • Arrasto de praia: pesca é permitida de 1º de maio a 31 de dezembro.
  • Emalhe anilhado: pesca é permitida 15 de maio a 31 de julho.
  • Emalhe de superfície (até 10AB): pesca é permitida de 15 de maio a 15 de outubro.
  • Emalhe de superfície (acima de 10AB): pesca é permitida de 15 de maio a 31 de julho.
  • Cerco/traineira: pesca é permitida de 1º de junho a 31 de julho.

Impasse em relação às cotas na pesca da tainha

pedido de liminar do Governo do Estado contra uma portaria conjunta dos ministérios da Pesca e Aquicultura e do Meio Ambiente e Mudança do Clima, que restringe a quantidade de tainhas que podem ser capturadas pela pesca de arrasto foi negado no dia 22 de maio pela Justiça Federal. Este foi o segundo pedido que o governo estadual fez à Justiça, sendo o primeiro apresentado ao Supremo Tribunal Federal com uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF).

Continua depois da publicidade

O Estado buscava derrubar a portaria com a liminar, ação esta baseada no fato de que Santa Catarina seria o único Estado afetado pela medida, segundo o governo estadual.

Confira fotos da pesca da tainha em Florianópolis

Safra da tainha de 2024 foi a maior dos últimos dois anos

Com mais de 261 mil tainhas pescadas até o dia 10 de julho de 2024, a safra da tainha do ano passado ultrapassou os números de 2023 e 2022 em Florianópolis. Em 2023, foram capturados 257 mil peixes e, no ano anterior, 145 mil.

A marca foi alcançada depois de 40 dias de safra, segundo a prefeitura de Florianópolis.

*Sob supervisão de Luana Amorim

Leia também

Biólogo encontra cachorro-do-mato próximo de casas e faz alerta importante em Jaraguá do Sul

Continua depois da publicidade

SC tem 90 dias para apresentar cronograma sobre material de educação escolar indígena