O Papa Francisco foi presenteado com o livro da autora Jeruse Romão sobre a jornalista e deputada Antonieta de Barros, durante um encontro com o pontífice no Vaticano, na última semana. A entrega foi feita pela vice-reitora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Joana Célia dos Passos.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
— Não basta dizer que quando uma sobe, puxa a outra. Não basta. É preciso fazer, é preciso puxar — escreveu a autora em uma publicação nas redes sociais. Ao NSC Total, a autora revelou que não sabia que o livro seria entregue ao Papa.
O encontro com o Papa
A vice-reitora integrou uma comitiva brasileira, e foi uma das leitoras de um documento, elaborado na véspera por um grupo de trabalho, que aborda o tema “Crise Social: Degradação Social, Iniquidade e Debilidade da Reação”. Ao todo, 37 reitoras e reitores brasileiros, e 200 de toda América Latina e Caribe, participaram da comitiva.
Antonieta de Barros, 1ª deputada negra do Brasil, inspira mulheres na luta por direitos
Continua depois da publicidade
O documento ressalta a degradação das condições de vida nas últimas décadas, tanto em aspectos ambientais como sociais, gerando cultura do descarte, migrações forçadas e aumento das desigualdades. O grupo ainda discutiu o papel das universidades no enfrentamento das desigualdades, que afetam mulheres, povos originários, pessoas afrodescendentes e pessoas com capacidades diferentes.
Para a vice-reitora, o encontro entre representantes de universidades e o Papa mostra a necessidade de manutenção do diálogo e defesa dos princípios humanitários.
— Se queremos superar a desigualdade, a fome, a ganância que transfere a riqueza produzida por tantos a tão poucos, temos que unir todas as pessoas do mundo que entendem que a solidariedade, o amor e o conhecimento são os instrumentos adequados com essa finalidade — afirma Joana.
Veja fotos do encontro:
Continua depois da publicidade
Leia também
Catarinense Antonieta de Barros é reconhecida como heroína da pátria
Antonieta de Barros, a defensora da educação na política e na literatura
Escola Antonieta de Barros vai virar centro cultural em Florianópolis com destaque à arte negra