Com a passagem de um ciclone extratropical no litoral de Santa Catarina, a Laje da Jagua, em Jaguaruna, registrou ondas gigantes. Isso atraiu grandes nomes do surfe em ondas grandes, entre eles, o hexacampeão do Desafio Gigantes de Nazaré, em Portugal, Lucas Chumbo. Na quarta-feira (30), ele chegou a surfar ondas de cerca de 10 metros de altura. 

Continua depois da publicidade

— Um swell diferenciado que tremeu a costa brasileira com uma força assustadora — comentou Lucas Chumbo nas redes sociais. 

O surfista chegou a interromper uma viagem familiar para surfar no mar catarinense. Ele estava na Bahia e viajou 22 horas de carro até o Rio de Janeiro, onde embarcou em um avião rumo a Santa Catarina.

— Realizei meu sonho nessa onda hoje e com certeza foi uma das maiores ondas da minha vida no Brasil — completou o surfista. 

A “Nazaré brasileira”

Situada em Jaguaruna, no Litoral Sul de Santa Catarina, a Laje da Jagua é o principal ponto de encontro de surfistas de ondas grandes no Brasil. O local é apelidado como Nazaré brasileira, cidade portuguesa referência mundial no surf, que atualmente, possui um pacto de cidade-irmã com o município catarinense de pouco mais de 20 mil habitantes.

Continua depois da publicidade

Thiago Jacaré, surfista e morador de Jaguaruna, conta que já presenciou ondas de até 15 metros de altura. De acordo com estudo da Red Bull, a exploração do lugar paradisíaco iniciou em 2003, com Zeca Scheffer e o campeão mundial de ondas grandes Rodrigo Resende. As ondas no local se formam a uma profundidade de 1,5 a 2 metros.

Perigosa e desafiadora, a laje oceânica já causou diversos naufrágios, como o do navio do guerrilheiro Giuseppe Garibaldi no século 19, causando ao menos 70 mortes. Uma associação que é comandada por surfistas locais mantém a segurança, a preservação e ajuda a organizar os eventos.

Leia mais

A primeira cidade de SC a oferecer medicamentos à base de cannabis gratuitos

Ponte de 250 metros e com investimento de R$ 24 milhões será construída no Sul de SC 

Como e quando visitar o Vale das Pirâmides Sagradas em SC