Durante uma fiscalização ambiental, 50 toras de pinheiro-brasileiro (Araucaria angustifolia) foram apreendidas no Assentamento 25 de Março, no interior de Correia Pinto, na Serra catarinense. O caso aconteceu na terça-feira (22). A espécie está na lista das ameaçadas de extinção.
Continua depois da publicidade
De acordo com a Polícia Militar Ambiental (PMA), no local, os policiais encontraram uma estrutura ilegal de extração e processamento de madeira nativa, com uma serraria móvel em funcionamento. Além das toras, foram apreendidas 15 tábuas já cortadas e uma grande quantidade de sobras do beneficiamento da madeira, como pedaços laterais e restos do corte.
Segundo a PMA, a equipe foi acionada após denúncias sobre o corte ilegal de árvores na região. Ao chegar no ponto indicado, os policiais constataram a supressão da vegetação nativa e o funcionamento irregular do maquinário de beneficiamento da madeira.
Veja imagens da apreensão
A região do assentamento, de acordo com a corporação, já registrou diversas ocorrências semelhantes, o que tem levado ao aumento da fiscalização para frear os danos ambientais.
Continua depois da publicidade
Os responsáveis foram identificados e intimados a prestar esclarecimentos. O caso será encaminhado para os procedimentos administrativos e criminais, conforme prevê a legislação ambiental vigente.
Leia também
Corte ilegal de árvores nativas é flagrado em área rural na Serra de SC
Reboco exposto e banheiros sem piso em escolas do Meio-Oeste de SC viram alvo do MP




