Uma dupla de antas (Tapirus terrestris) foi flagrada em uma área de conservação da Mata Atlântica em Jaraguá do Sul, no Norte catarinense. A espécie é considerada o maior mamífero terrestre do Brasil e de toda América do Sul. Os animais foram vistos dando uma “voltinha” pela região e tropeçando em frente à armadilha fotográfica do biólogo Gilberto Ademar Duwe.
Continua depois da publicidade
O flagrante registrado pelo biólogo, conhecido como Giba, foi feito com o auxílio da armadilha fotográfica instalada em uma das áreas mais bem conservadas de Mata Atlântica na cidade. De acordo com o profissional, o fato de a dupla ser vista na cidade é sinal de que o ecossistema “ainda está funcionando bem”.
Veja flagrante do maior mamífero terrestre em Jaraguá do Sul
“As antas são verdadeiras jardineiras da floresta: espalham sementes por onde passam, ajudam na regeneração da vegetação e ainda são super discretas… Até tropeçarem na frente de uma câmera, claro”, brincou o profissional nas redes sociais.
Conheça mais sobre as antas
Segundo o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), há quatro espécies de anta em todo o mundo: anta-brasileira, anta-da-montanha (que vive nos Andes), anta-centro-americana (encontrada na América Central), e a anta-asiática (Indonésia, Malásia, Mianmar e Tailândia).
Uma fêmea de anta-brasileira pode pesar até 300 quilos e medir cerca de dois metros de comprimento e 1,10 metro de altura, de acordo com o instituto. Em entrevista ao g1, em 2022, a pesquisadora e conservacionista Patricia Medici afirmou que a espécie tem extrema importância para a sociobiodiversidade do país e ainda frisou que associar o animal à “burrice” é errado.
Continua depois da publicidade
“A ciência já mostrou por meio de estudos que a anta tem um número elevado de neurônios. Essa percepção errônea sobre a anta afasta o interesse das pessoas pela conservação de uma espécie que está na lista vermelha de ameaçadas de extinção como vulnerável. Afinal, com esta associação pejorativa, como as pessoas podem desenvolver um senso de orgulho por este animal?”, questionou à época.
A espécie se alimenta, principalmente, de frutos. A alta ingestão desse tipo de alimento é feita por um trato digestivo que otimiza a germinação.
Leia também
Abandono de filhote de cachorro comove após animal correr atrás de ex-tutora em Joinville
Presos ladrões de mais de meio milhão de reais em joias de shopping em Balneário Camboriú
Festival de Dança de Joinville inicia nesta segunda com apresentação de Lago dos Cisnes




