nsc
dc

TURISMO EM SC

Maioria dos catarinenses vai optar por viagens de Natal para cidades de SC, diz pesquisa

Segundo dados da Fecomércio, mesmo em 2020, as viagens de catarinenses dentro do Estado foram o que ajudou o turismo a passar pelo período de maiores restrições na pandemia

09/12/2021 - 05h00 - Atualizada em: 09/12/2021 - 13h50

Compartilhe

Gabriela
Por Gabriela Ferrarez
O levantamento revela que a intenção de viagem aumentou 8,4% em relação a 2020
O levantamento revela que a intenção de viagem aumentou 8,4% em relação a 2020
(Foto: )

Uma pesquisa revelou que mais da metade dos catarinenses não tem a intenção de viajar para outros estados neste fim de ano. Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), 62% dos que irão viajar pretendem fazer isso no Estado. Os dados fazem parte da pesquisa Intenção de Compras para o Natal 2021.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A porcentagem de pessoas que querem festejar para outras cidades catarinenses é maior do que em 2020, quando 58% desejavam viajar pelo Estado nessa época, e menor do que 2019, ano anterior à pandemia, quando 66% dos catarinenses tinham SC como destino.

O levantamento revela que a intenção de viagem aumentou 8,4% em relação a 2020, quando a vacinação contra a Covid-19 ainda não havia começado no Brasil. A porcentagem de pessoas que não pretendem sair da cidade em que mora para as festividades se aproxima dos anos anteriores à pandemia do coronavírus, com 68,6% das famílias preferindo ficar em casa para Natal e Ano Novo.

> Mobilidade urbana trava o avanço do turismo em Santa Catarina

Segundo o relatório, mesmo em 2020, as viagens de catarinenses dentro do Estado foram o que ajudou o setor a passar pelo período com mais restrições da pandemia.

"O turismo regional e de curta distância foi um dos principais responsáveis por movimentar o setor, que foi um dos mais prejudicados pela pandemia", diz o documento.

Mas mesmo para os que têm um destino fora de Santa Catarina para o Ano Novo, a Região Sul ainda é o destino favorito. De acordo com a pesquisa, depois das terras catarinenses, o Rio Grande do Sul e o Paraná estão na rota, com 10,8% e 9,4% de intenções de viajar para festividades no fim do ano.

Leia também

"Foi instinto": bombeiro visita idosa que salvou de incêndio em SC e lembra ato heroico

Camelódromo de Balneário Camboriú é alvo de operação e 4 toneladas em produtos são recolhidas

SC define regras para dose de reforço da Janssen contra Covid; veja

Colunistas