Em operação fiscalizatória no Mercado Público de Florianópolis, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) apreendeu aproximadamente 1,178 tonelada de pescados. Durante a ação, que ocorreu nesta terça-feira (29), multas que somam mais de R$ 138 mil foram aplicadas. Entre os produtos apreendidos estavam 11 exemplares de Cação-anjo, espécie que é ameaçada de extinção, segundo a PMSC.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O objetivo da fiscalização, de acordo com a Polícia Militar, foi verificar a regularidade na comercialização de pescados, especialmente durante o período de defeso do camarão.

Em nota, a PMSC diz que a operação ocorreu “considerando a importância da preservação dos recursos naturais pesqueiros e a necessidade de combater práticas ilegais que comprometem a sustentabilidade dos ecossistemas marinhos”.

O período de defeso das espécies de camarão, como mencionado pela PMSC, é estabelecido pela Portaria SAP/MAPA nº 656, de 30 de março de 2022. O defeso ocorre de 28 de janeiro a 30 de abril nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Continua depois da publicidade

Os pescados apreendidos aptos para consumo foram destinados a instituições de caridade da Grande Florianópolis. Alguns exemplares foram encaminhados ao ICMBio para análise.

Os produtos impróprios para consumo foram destinados à Comcap, responsável por sua destruição e destino final, conforme as normas sanitárias.

Veja fotos da operação

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

Polícia mira líderes do tráfico na Grande Florianópolis e prende três pessoas

Marinada de cerveja preta com DNA catarinense é o segredo para petisco do Comida di Buteco

FOTOS: Demolição em praia de Florianópolis força moradores a abandonar casas em 72 horas