As picapes médias ganham cada vez mais concorrência: depois da BYD Shark, JAC Hunter e a GWM Poer (esperada para setembro), outra chinesa começa a vender seus modelos no Brasil.

Continua depois da publicidade

A Foton, marca chinesa de veículos comerciais, lança sua linha de picapes médias, a Tunland V7 e V9, que se destacam pela robustez, tecnologias e conforto. Ambas têm 5,62 metros de comprimento e 3,35 m de entreeixos.

A Tunland V7 foi projetada para aplicações mais exigentes, com suspensão traseira de feixe de molas para off-road.

Já a V9, destaca-se pelo refinamento, tecnologia embarcada e suspensão traseira independente que proporciona maior conforto diário. Ela também possui teto solar panorâmico, incomum em picapes no Brasil, além de oferecer um dos pacotes mais completos de assistências ao motorista (Adas).

GWM anuncia mais dois modelos com produção Brasil

Continua depois da publicidade

Os modelos apresentam design imponente, com grade frontal marcante, linhas aerodinâmicas, detalhes cromados, iluminação led nos faróis e lanternas traseiras, além de rodas de 18”.

Sistema híbrido-leve

A Tunland é a primeira picape híbrida diesel/elétrico do Brasil, equipada com o motor Aucan 4F20 de 175 cv de potência e 45,4 kgfm de torque, com transmissão ZF de 8 velocidades e sistema híbrido-leve Bosch de 48V, que melhora a eficiência energética e o desempenho.

O sistema híbrido apoia funções como ar-condicionado, recuperação de energia e operações acionadas por correia.

Com SUV aventureiro, Volvo apresenta duas novidades ao portfólio

As picapes possuem sistema de tração 4×4 eletrônico, controle de descida, bloqueio do diferencial traseiro e estrutura reforçada, garantindo desempenho em terrenos difíceis. Oferecem seis modos de condução (econômico, padrão, esporte, lama, neve e areia) para adaptação a diferentes condições de terreno.

Continua depois da publicidade

Segurança ativa e passiva

Em segurança, a Tunland V7 dispõe de recursos como alerta de permanência de faixa, detector de fadiga, ponto cego, abertura segura de portas, tráfego cruzado, câmera 360° e sistema de visão transparente do chassi.

A Tunland V9 possui pacote Adas completo, com 13 tecnologias de assistência à condução, incluindo piloto automático adaptativo com Stop and Go, auxiliar de centralização em faixa, assistente de movimentação automática no trânsito, reconhecimento de sinais de trânsito e sistema de visão transparente do chassi que projeta a imagem do solo abaixo do veículo na tela central.

Além disso, conta com alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, detector de fadiga, detector de ponto cego, alertas de abertura segura de portas e tráfego cruzado, além de câmera 360° e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, garantindo condução segura em diversas condições.

Continua depois da publicidade

Em ambas, a segurança ativa e passiva é assegurada por diversos componentes, incluindo seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controle eletrônico de estabilidade e tração e monitoramento de pressão dos pneus (TPMS).

Preços e estrutura

Por dentro, Tunland V7 e V9 oferecem painel de instrumentos digital de 12,3”, central multimídia de 14,6”, ar-condicionado dual zone, acesso sem chave e assentos premium com ajustes elétricos de 8 posições.

A linha Tunland oferece garantia de até 10 anos e preços competitivos: a V7 custa R$ 279.990 e a V9 R$ 299.990. A BYD Shark, híbrida plug-in, tem tabela de R$ 379.800, enquanto a JAC Hunter sai a R$ 240 mil.

A Foton possui uma linha de montagem de caminhões em Caxias do Sul (RS) e uma rede de mais de 50 concessionárias distribuídas pelo Brasil, abastecidas por um centro de peças em Itajaí (SC) com mais de 7 mil itens disponíveis para reposição.

Continua depois da publicidade

A meta da empresa é alcançar pelo menos 80 revendas no País até o final do ano.

Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial

Leia mais

Novo Audi Q3 ganha design musculoso e até IA

Omoda & Jaecoo expande oferta com dois novos eletrificados