Já estava mais do que na hora. A Audi apresentou na Europa a terceira geração do Q3, com novidades em design, interior e motorização, incluindo uma nova híbrida plug-in. O SUV compacto não recebia mudanças importantes desde 2018.
Continua depois da publicidade
O novo Audi Q3 apresenta um design mais musculoso e expressivo em comparação ao seu antecessor, com linhas arredondadas. Destacam-se a ampla grade e os faróis afilados. A entrada de ar controlável e os sensores de estacionamento estão integrados na grade, enquanto os sensores de assistência ao motorista ficam atrás dos quatro anéis.
As colunas D inclinadas reforçam a dinâmica da área envidraçada, enquanto as bolhas acima das rodas dianteiras e traseiras remetem ao original quattro.
Na traseira, um design limpo é evidenciado por uma faixa de luz fina que atravessa toda a largura do veículo, separando-a das lanternas bipartidas e contribuindo para um visual elegante, complementado por um difusor integrado ao para-choque elevado. Os novos designs de rodas variam de 17 a 20 polegadas.
Aerodinâmica e faróis tecnológicos
A aerodinâmica e a acústica do novo Audi Q3 foram aprimoradas em relação ao modelo anterior, com destaque para seu coeficiente de arrasto de 0,30 e foco no conforto acústico. Ele é o primeiro no segmento compacto da Audi a oferecer vidros acústicos nos vidros laterais dianteiros, combinados com vedação e isolamento aprimorados, para dar maior conforto ao dirigir.
Continua depois da publicidade
GWM anuncia mais dois modelos com produção Brasil
A nova tecnologia de iluminação do Audi Q3, presente pela primeira vez no segmento compacto da marca, utiliza faróis digitais Matrix led de classe grande com um módulo micro-led que substitui o DMD. Essa tecnologia oferece uma iluminação superior e contraste nítido, especialmente em condições climáticas adversas.
O assistente de mudança de faixa agora reflete um alerta na luz de faixa em rodovias, ajudando o motorista do Audi Q3 a evitar veículos no ponto cego ao mudar de pista.
Por dentro tem até IA
O interior do novo Q3 apresenta design e funcionalidades significativamente aprimorados em relação ao anterior, com elementos de alto contraste que criam uma atmosfera acolhedora.
Destaca-se a área de aplicação Softwrap, que amplia a sensação de espaço ao longo do painel, além de um painel digital curvo de 11,9” e uma tela sensível ao toque de 12,8” voltada para o motorista. Conta ainda com um head-up display, maçanetas planas e um console mais moderno.
Continua depois da publicidade
O Audi Assistant é um assistente de aprendizagem controlado por voz equipado com IA integrado ao veículo, permitindo operar diversas funções. Ele aparece como um avatar no display touchscreen do MMI, além de ícone no head-up display ou Audi Virtual Cockpit, e suas informações também são exibidas no display de instrumentos.
Pacote de novidades Honda chega nos próximos meses
O porta-malas passa a comportar 488 litros, um pouco menos que o atual (530 litros).
Mais eficiente
Em motorização, o novo Q3 apresentado na Europa começa o motor a gasolina 1.5 turbo de quatro cilindros, tecnologia híbrida-leve e câmbio S tronic de sete marchas, entregando 150 cv e destacando-se pelo sistema que desliga cilindros em cargas baixas e médias.
Outra versão a gasolina é a com motor 2.0 de 265 cv e tração nas quatro rodas.
Mas existe ainda uma nova opção híbrida plug-in que combina o motor 1.5 turbo a gasolina com um elétrico e juntos rendem 272 cv. A bateria de 19,7 kWh é capaz de dar alcance de até 120 km no modo elétrico (padrão europeu WLTP).
Segurança tem até assistente de emergência
O lançamento do novo Audi Q3 traz novos itens de série avançados de segurança e assistência, como sistema de estacionamento plus, alertas de saída de faixa, reconhecimento de placas, monitoramento do motorista, assistência dianteira ativa, tráfego cruzado frontal e frenagem de emergência.
Continua depois da publicidade
Para maior conforto, dispõe de assistente de direção adaptável plus, que gerencia aceleração, frenagem, manutenção de velocidade, orientação de faixa e mudanças assistidas de faixa em velocidades acima de 90 km/h, com suporte de dados online por três anos.
O assistente de emergência pode assumir o controle do veículo em situações críticas para conduzir até o acostamento e alertar os serviços de emergência, além de monitorar sinais de sonolência do motorista e agir automaticamente em caso de desatenção.
O sistema de estacionamento é altamente treinável, permitindo que o veículo memorize até cinco manobras de estacionamento, além de oferecer assistentes de ré, Park Assist Plus e câmeras de visão panorâmica.
Na Europa, a terceira geração do Audi Q3 começa a ser vendida em outubro. Para o Brasil, o novo SUV, que é montado em São José dos Pinhais (PR), deve iniciar a produção só em 2026.
Continua depois da publicidade
Veja imagens do modelo
Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial
Leia mais
Com SUV aventureiro, Volvo apresenta duas novidades ao portfólio





