A Receita Federal liberou a consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda de fevereiro na manhã desta sexta-feira (21). Agora, os cerca de 106 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências com o Fisco podem saber se receberão a restituição. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores. As informações são da Agência Brasil.
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No total, 105.919 contribuintes receberão R$ 314,38 milhões. Desse todo, R$ 211,85 milhões irão para contribuintes com prioridade no reembolso.
Quanto à lista de prioridades, a maior parte, 60.333 contribuintes, informou a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou usou a declaração pré-preenchida. Desde 2023, a informação da chave Pix dá prioridade no recebimento.
Em segundo como prioridade, estão 17.603 contribuintes entre 60 e 79 anos. Em terceiro, 4.272 contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério. O restante dos contribuintes prioritários inclui 3.159 idosos acima de 80 anos e 2.505 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.
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Por fim, a lista termina com 18.047 contribuintes que não informaram a chave Pix e não se encaixam em nenhuma das categorias de prioridades legais.
Como fazer a consulta?
As pessoas podem consultar o lote no site da Receita Federal. Basta clicar em “Meu Imposto de Renda” e depois no botão “Consultar a Restituição”. A consulta também pode ser feita no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
Quando será feito o pagamento
O pagamento será feito no dia 28 de fevereiro, na conta ou na chave Pix do tipo CPF que o contribuinte informou na declaração de Imposto de Renda (IR). Caso não esteja na lista, a pessoa deve entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Caso verifique pendência, pode enviar declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.
Caso a restituição não seja depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficam disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
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Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária no próprio nome, pelo Portal BB ou ao ligar para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Se o valor de restituição não for resgatado pelo contribuinte após um ano, a pessoa deve requerer o valor no Portal e-CAC. Veja como:
- Acesse o menu “Declarações e Demonstrativos”;
- Clique em “Meu Imposto de Renda”;
- Aperte no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
*Sob supervisão de Andréa da Luz
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