A Meta anunciou uma série de novidades para o Instagram, com foco em ampliar a experiência social dos usuários. A principal delas é o lançamento do Mapa de Amigos, uma ferramenta que permite compartilhar sua última localização ativa com amigos específicos e visualizar conteúdos postados em diferentes regiões por pessoas da sua rede ou por criadores que você segue.
Continua depois da publicidade
O novo recurso busca oferecer mais conexão entre os usuários por meio da localização. Com ele, será possível abrir um mapa interativo e ver o que amigos e influenciadores estão publicando em locais populares, como restaurantes, pontos turísticos ou eventos. A proposta é tornar a experiência de descoberta mais personalizada e baseada na proximidade tanto física quanto relacional.
WhatsApp anuncia novas ferramentas contra golpes e bane 6,8 milhões de contas
Como funciona o Mapa de Amigos
De acordo com a Meta, o compartilhamento de localização é totalmente opcional e vem desativado por padrão. Caso o usuário opte por ativá-lo, poderá escolher com quem deseja compartilhar a informação: amigos (seguidores que também são seguidos de volta), amigos próximos, apenas contatos selecionados ou ninguém. É possível ainda ocultar locais específicos ou evitar o compartilhamento com determinadas pessoas.
Quando ativado, o Instagram atualiza automaticamente a localização sempre que o aplicativo é aberto ou retomado em segundo plano. A função pode ser desligada a qualquer momento pelo usuário, oferecendo controle total sobre sua visibilidade.
Continua depois da publicidade
6 hábitos que estão acabando com o seu notebook e como evitá-los
Para adolescentes com contas supervisionadas, a Meta incluiu recursos extras de segurança. Pais e responsáveis receberão notificações caso os jovens ativem o compartilhamento de localização. Além disso, eles poderão configurar se o menor de idade terá ou não acesso ao recurso e com quem ele poderá compartilhar seus dados geográficos.
Exploração de conteúdo por localização
Mesmo para quem não deseja compartilhar sua própria localização, o Mapa de Amigos poderá ser usado como ferramenta de descoberta. A partir da nova funcionalidade, o usuário pode explorar conteúdos geolocalizados, como Reels, Stories e publicações no feed feitos por amigos ou criadores em locais que estejam marcados nas postagens.
Esses conteúdos ficam visíveis no mapa por até 24 horas após a publicação, permitindo acompanhar o que está acontecendo em diferentes pontos da cidade ou do mundo.
Modo convidado: WhatsApp testa mensagens para quem não tem conta no app
Lançamento gradual
O recurso Mapa de Amigos já está disponível nos Estados Unidos e em fase de testes em algumas regiões. A expectativa da Meta é que ele seja liberado para mais países, incluindo o Brasil, nos próximos meses.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Existe um navegador melhor que outro? Veja os sete mais usados no mundo
Elegância e potência: quais são os celulares mais finos de 2025
 
				