O WhatsApp anunciou na última terça-feira (5), um conjunto de novas medidas de segurança para proteger os usuários contra golpes aplicados por mensagens dentro da plataforma.

Continua depois da publicidade

A atualização chega em um momento de atenção crescente sobre fraudes digitais e traz funcionalidades que ajudam a identificar interações suspeitas, além de orientar o público a agir com mais cautela.

Segundo a empresa, cerca de 6,8 milhões de contas com ligação a centrais criminosas especializadas em aplicar golpes foram banidas recentemente. A ação faz parte de um esforço contínuo da Meta, controladora do WhatsApp, para manter a integridade e a confiança no aplicativo de mensagens mais usado no Brasil e no mundo.

Modo convidado: WhatsApp testa mensagens para quem não tem conta no app

Novidades para segurança em grupos

Entre as principais atualizações, está o lançamento de um resumo de segurança que será exibido sempre que um usuário for adicionado a um grupo por alguém que não está salvo em sua lista de contatos. Essa nova seção trará informações úteis sobre o grupo e dicas para manter a segurança online, facilitando a tomada de decisão.

Continua depois da publicidade

O usuário poderá sair imediatamente do grupo, sem precisar visualizar a conversa, caso sinta que a situação é suspeita. Se preferir, poderá acessar a conversa após ler o resumo, com todas as notificações silenciadas por padrão até que decida permanecer no grupo.

Alerta em conversas individuais

Outra frente de proteção está nas mensagens privadas, usadas por golpistas para tentar enganar usuários. Criminosos frequentemente estabelecem o primeiro contato em outras plataformas ou sites e depois transferem a conversa para o WhatsApp, onde aplicam o golpe.

6 hábitos que estão acabando com o seu notebook e como evitá-los

Para dificultar esse tipo de abordagem, o WhatsApp está testando mecanismos de alerta quando um usuário inicia uma conversa com alguém fora de sua agenda. A ideia é exibir mais informações sobre o número desconhecido, incentivando o usuário a “dar um tempo” antes de interagir. A medida visa prevenir ações precipitadas que podem levar à exposição de dados ou perdas financeiras.

Três passos para evitar golpes no WhatsApp

Além das novas ferramentas, o WhatsApp reforça a importância de hábitos conscientes e preventivos para se proteger de fraudes. Confira três atitudes simples que ajudam a evitar problemas:

Continua depois da publicidade

  • Pare e pense: Recebeu uma mensagem de número desconhecido? Não responda de imediato. Avalie se você reconhece o contato e se a mensagem faz sentido.
  • Questione: Golpes geralmente vêm com pressa ou promessas boas demais. Desconfie se pedirem dinheiro, códigos de segurança, vales-presente ou ofertas de trabalho com remuneração muito alta. A urgência costuma ser um sinal de fraude.
  • Verifique: Se a pessoa diz ser um conhecido ou parente, confirme por outro canal. Faça uma ligação ou procure essa pessoa por meios que você já usou antes. Isso pode evitar enganos sérios.

Com essas atualizações, o WhatsApp reforça o compromisso de manter a plataforma segura e proteger seus mais de 2 bilhões de usuários. A empresa continua investindo em soluções que dificultam a ação de criminosos digitais e incentivam a navegação consciente e informada.

Leia mais

Existe um navegador melhor que outro? Veja os sete mais usados no mundo

Elegância e potência: quais são os celulares mais finos de 2025