O governo do Maranhão confirmou, nesta quinta-feira (20), o primeiro caso de Covid-19 provocada pela variante indiana do novo coronavírus no estado e o primeiro do país.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
> O que são as variantes do coronavírus e como elas impactam Santa Catarina
De acordo com o secretário da Saúde do estado, Carlos Lula, a variante B.1.617 foi encontrada no teste de um paciente de 54 anos que estava à bordo do navio MV Shandong Zhi.
No domingo (16), o governo do estado informou que havia sido notificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a hospitalização do paciente com diagnóstico positivo para a Covid-19.
Continua depois da publicidade
A variante do coronavírus detectada em outubro na Índia, a B.1.617, já foi confirmada em 44 países – 27 novos desde 28 de abril -, de acordo com relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) publicado na terça-feira (11).
Polícias querem acelerar vacinação da segurança em SC
O documento também apontou que “as sub-linhagens da B.1.617, como a B.1.617.1 e B.1.617.2, “parecem ter taxas maiores de transmissão”, com aumento rápido da prevalência já observado em vários países. As evidências científicas são classificadas como “moderadas” e precisam de mais estudos para confirmação definitiva.
A segunda onda do novo coronavírus atingiu a Índia com força e atraiu a atenção de autoridades e cientistas. O país tem registrado recorde de mortes nas últimas semanas, inclusive ultrapassando o Brasil.
Leia mais no Metrópoles, parceiro do NSC Total. Com informações no G1.
Leia mais:
Quais são as comorbidades para a vacina da Covid; confira a lista
Vacinação da Covid em SC: locais, fases de aplicação, idades e tudo sobre
 
				 
                                    