nsc
    hora_de_sc

    Litoral

    Maricultura está liberada em todas as áreas de SC após três meses de interdição

    Controle dos níveis da toxina diarreica nos moluscos voltou ao nível permitido em toda a área de cultivo em SC

    20/11/2020 - 13h00

    Compartilhe

    Lucas
    Por Lucas Paraizo
    Ostras
    Santa Catarina é o maior produtor de moluscos do Brasil.
    (Foto: )

    O cultivo de moluscos no Litoral de Santa Catarina está autorizado em todas as regiões a partir desta sexta (20). A liberação por parte da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural vem após três meses de interdições consecutivas por causa da presença de toxina diarreica.

    Com a autorização, a retirada e comercialização de ostras, mexilhões e seus produtos pode ocorrer inclusive nos costões e beira de praia no litoral catarinense. Os testes mais recentes voltaram a apresentar níveis seguros em todas as regiões.

    — A maricultura de Santa Catarina passou por grandes desafios em 2020 e é importante destacar a parceria com a Cidasc na rápida identificação do problema e interdição, garantindo um produto de qualidade para os consumidores. Além disso, reforçamos as coletas para liberar as áreas o mais rápido possível, viabilizando o retorno das atividades da maricultura — disse o secretário da Agricultura, Ricardo de Gouvêa.

    A Cidasc e os laboratórios parceiros do Estado fazem o controle frequente da presença de toxinas nos moluscos do litoral catarinense. A interdição é necessária quando o nível ultrapassa o permitido, pois em excesso a substância pode ocasionar náuseas, dores abdominais, vômitos e diarreia nos consumidores.

    Santa Catarina é o maior produtor de moluscos do Brasil. São 565 maricultores distribuídos em 11 municípios, em um negócio que gera cerca de 2 mil empregos diretos. Em 2017, a produção girou em torno de 13,7 mil toneladas de mexilhões, ostras e vieiras.

    > Ostras de SC respondem por 95% da produção do Brasil

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Economia

    Colunistas