Ao anunciar e se relacionar com o público, seja em redes sociais, no Google, ou outras plataformas digitais, uma empresa precisa entender o que é a jornada do cliente. É preciso definir as etapas em que o seu potencial cliente faz o aprendizado e descoberta da solução comercializada por você, reconhece um problema, inicia a consideração de uma solução (procura por uma empresa, produto ou serviço) e, por fim, toma a decisão de compra/contratação.

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Na maioria das campanhas de sucesso, o segredo será o planejamento e a publicação de ações para todas as etapas. Assim, é possível entender qual o momento de cada um dos clientes. Em 1898, o publicitário norte-americano, Elias St. Elmo Lewis, propôs a estrutura do funil de vendas com o intuito de mapear as principais etapas do processo, desde a descoberta até a venda (imagem abaixo).

Funil de vendas de Elias St. Elmo Lewis
Funil de vendas de Elias St. Elmo Lewis (Foto: Divulgação)

Ao se atualizar o funil de vendas para a realidade digital do século XXI, se tem o funil de marketing adaptado à visitação de canais digitais (imagem abaixo).

Funil de vendas aplicado ao marketing do séc. XXI
Funil de vendas aplicado ao marketing do séc. XXI (Foto: Divulgação)

Remarketing dentro da estratégia

Muito se fala em campanhas de marketing digital. Sobretudo utilizando a gestão de redes sociais como Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, TikTok e outras, além de anúncios em diversas plataformas como o Google Ads (Adwords). Pouco se fala na importância da valorização do site proprietário e corporativo da empresa neste processo.

Planejada a estratégia das campanhas, é no site que são inseridos os códigos das principais plataformas de anúncios. Assim, pode-se anunciar exclusivamente para grupos específicos e já engajados com a empresa. A partir daí, pode-se criar campanhas exclusivas para clientes que já visitaram o site (remarketing ou retargeting).

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Amplamente utilizada por grandes empresas, esta estratégia visa apresentar mais vezes os produtos ou serviços a um grupo de clientes que ainda está trilhando o funil de marketing. Com campanhas de remarketing e retargeting, a pessoa pode ser impactada de forma mais assertiva, logo após a etapa de consideração da solução.

Em geral, mais de 90% das campanhas de marketing digital realizadas nos principais hubs de anúncios (Google Ads e Facebook Ads) não utilizam estratégias de remarketing e retargeting voltados a clientes que já visitaram o seu site e configuram apenas os formatos e estratégias mais simples de pesquisa limitado aos anúncios no site Google.com.

Inbound marketing

As estratégias de marketing digital se utilizam da publicidade, tecnologia e análise de dados para criar, gerenciar e retroalimentar ações de anúncios e publicações que formam um complexo de atividades para atingir possíveis clientes em todas as etapas da jornada de compra do cliente no funil de vendas. A estratégia citada no livro “A Cauda Longa” de Chris Anderson é amplamente utilizada pelas maiores e melhores agências e profissionais.

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A utilização do marketing de conteúdo para atração de leads através de inbound e outbound marketing traz consistência e recorrência nos resultados das ações de marketing de uma empresa. A geração de conteúdo relevante e recorrente com estratégias de Search Engine Optimization (SEO) é utilizada por agências digitais para destacar páginas nos mecanismos de busca a fim de melhorar a presença digital do site institucional.

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— Com ações que vão desde o planejamento, publicações e principalmente anúncios nas maiores plataformas digitais e nos sites institucionais, é possível atingir os objetivos das empresas e avaliar o retorno do investimento realizado — afirma Vicenzo Berti, diretor de Marketing da EquipeDigital.com, agência digital de Florianópolis com mais de 20 anos de mercado.

Marketing Digital aplicado às empresas brasileiras

A importância do Marketing Digital para as empresas brasileiras tem se tornado cada vez maior. O público presente em massa nas plataformas digitais, ou de grandes portais de comunicação como G1 e o NSC Total, consome diariamente muitas notícias, artigos, tendências e outros tipos de conteúdo, o que leva direta ou indiretamente à comercialização de produtos e serviços para se destacar nas redes sociais. Ao final da década de 1990, poderia parecer desnecessária a criação de um site e a utilização de anúncios em redes sociais.

Mas o surgimento de dispositivos como smartphones, computadores e até mesmo televisores, isso se tornou vital para o faturamento e o dia a dia das empresas. A presença da marca na mente de seu público e inclusive o endomarketing (estratégias de marketing realizadas para a equipe da empresa) torna o uso de plataformas digitais um caminho sem volta.

Neste contexto, é importante realizar ações para reforçar o branding da empresa. É importante ter em mente que o segredo é diversificar, anunciando tanto em redes sociais, como em Google Ads, em portais de comunicação e canais de vídeos. Ter em mente quais são as redes sociais mais utilizadas no Brasil fará diferença para focar esforços e otimizar os investimentos em mídia paga (anúncios).

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Para a maioria das campanhas o tráfego pago corresponde a mais de 85% dos acessos aos canais digitais das empresas. Eles tem grande importância para praticamente todas as marcas que buscam atrair mais clientes e vendas. Enquanto isso, o tráfego orgânico vem tendo cada vez menos destaque, obrigando a maioria das empresas a investir verbas para anúncios em todas as plataformas.

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O relacionamento integral com o seu público passa pela utilização de plataformas de automação de marketing digital. Um exemplo é o RD Station (Resultados Digitais), que proporciona a integração com sistemas de CRM e outras plataformas para atrair, converter, se relacionar e analisar os resultados de ações de anúncios, além de possibilitar comunicações por e-mail e trazer muitas outras possibilidades.

Como escolher uma agência digital para minha empresa?

Há itens básicos que são essenciais, por exemplo, avaliar o portfólio da agência digital e sua reputação digital.

Mas há algo que tem se tornado cada vez mais essencial ao se procurar uma agência digital para a criação de sites, desenvolvimento de sistemas e principalmente para a criação e gestão de campanhas de marketing digital: os cases de sucesso da agência.

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Além da empatia com a equipe que cuidará da presença digital de sua empresa, os casos de sucesso apresentados pela agência demonstram como a equipe a ser contratada foi capaz de chegar a resultados interessantes para outras empresas.

Um dos exemplos de agências que se destacam, é a EquipeDigital.com que atingiu excelentes resultados com os casos de sucesso para as empresas que são destaque em seus respectivos segmentos: Biguaçu Transportes Coletivos, Duplique Santa Catarina, Instituto da Visão Assad Rayes, Loja Dominik e muitas outras. A empresa conta com um portfólio de mais de mil projetos lançados e cerca de 100 clientes em sua carteira.

Alguns dos clientes estão na carteira da empresa há mais de 20 anos.

— O principal, foi unir a inteligência competitiva de negócios a estratégias de médio a longo prazo para que as publicações não passem por apenas uma imagem bonita e frase impactante, mas gerem resultados reais para os clientes – conta Ricardo R. Assink — diretor de Tecnologia da EquipeDigital.com.

Assista abaixo ao vídeo sobre o que é visto e o que não é visto pelo público em projetos de Marketing Digital e Tecnologia:

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Se você pretende aprimorar os canais digitais da sua empresa e atrair mais vendas ou deseja desenvolver um projeto de sistemas ou aplicativo, solicite um atendimento personalizado com a EquipeDigital.com.

Trabalhamos com projetos de Internet há mais de 20 anos e contamos com uma equipe especializada na criação de desenvolvimento de sistemas, desenvolvimento de sites e campanhas de Marketing Digital com Inteligência Competitiva para empresas e entidades governamentais.

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Se ainda tem dúvidas, conheça quatro cases da agência: Instituto da Visão Assad Rayes, Biguaçu Transportes Coletivos, Loja Dominik e Duplique Santa Catarina.

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