Referência cultural na Serra catarinense há mais de duas décadas, com personagens marcantes como os carismáticos Grilo Seco e Testa de Lampião, a Matakiterani Cia Teatral mantém-se atuante no cenário artístico estadual, e abre mais uma temporada, levando aos palcos conhecimento, emoção e alegria.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A partir desta sexta-feira (26), a companhia realizará uma série de encenações com seus trabalhos mais recentes. Os espetáculos “Joaninos”, “Encantados” e “A dança do Urubu e o Mimizinho Curandô” serão apresentados em quatro momentos diferentes, todos em Lages e com entrada gratuita.

As histórias são contadas por bonecos construídos em serragem, palhaços e artista que representa personagens místicas da Guerra do Contestado.

O projeto conta com o apoio do Sesc, Irmandade Nossa Senhora das Graças, Uniplac e Transul e é patrocinado pelo edital Estadual Paulo Gustavo D+, recursos do Governo Federal, distribuídos pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

Continua depois da publicidade

Espetáculos gratuitos chegam a Lages

De olho na agenda das apresentações

  • O espetáculo “JOANINOS” será apresentado nesta sexta-feira (26), às 15h, no teatro de Bolso do Sesc Lages. Ele conta a história de Doca e Firmino, uma dupla que diz ter fugido do Circo do Seu Otávio com um objetivo em comum: encontrar São João Maria, o homem que pode resolver todos os seus problemas e encaminhá-los para viver melhor. Para conseguir encontrá-lo, viajam e ganham a vida pelos sertões afora como mambembes, apresentando-se como circenses. Porém, a busca pode revelar mais do que o desejo de encontrar.
  • “A DANÇA DO URUBU E O MIMIZINHO CURANDÔ” será apresentada na Irmandade Nossa Senhora das Graças, na próxima segunda-feira (29), em dois horários: 10h e 14h30. O espetáculo faz a representação de uma história da vida de Miguel Antunes de Freitas, o Mestre Mimi, desde quando ele era agregado e peleava para chegar na escola. Este trabalho possui uma estética de teatro popular de bonecos, tendo por referência o Teatro de Mamulengo, sendo os personagens construídos com serragem, matéria-prima abundante na região serrana.
  • “ENCANTADOS” será apresentado na terça-feira (30), no teatro de Bolso do Sesc, às 19h30. O público poderá conferir a história de Nório, um homem que percorre o Sertão profundo. Seu espaço é um reduto onde ele vive no meio de muita gente, os vivos, os mortos e os Encantados. Nesse espaço, surgem, a partir de sua memória difusa, personagens místicas da Guerra Sertaneja do Contestado.

Continua depois da publicidade

Leia também

Mais que turismo e imóveis: Balneário Camboriú apresenta em SP potencial para inovação

Conheça a realeza da 24ª Festa Nacional da Maçã

FOTOS: Palácio de Buckingham abre área inédita ao público após 170 anos

Destaques do NSC Total