nsc
    an

    Nova medida

    Maternidade de Joinville volta a permitir entrada de acompanhantes durante pós-parto

    Gestantes haviam criado movimento nas redes sociais para reivindicar o retorno

    08/04/2021 - 08h14 - Atualizada em: 08/04/2021 - 08h23

    Compartilhe

    Hassan
    Por Hassan Farias
    Maternidade Darcy Vargas, em Joinville
    Maternidade Darcy Vargas, em Joinville
    (Foto: )

    A Maternidade Darcy Vargas, de Joinville, volta a permitir a entrada de acompanhantes para pacientes que estão no período de pós-parto a partir desta quinta-feira (8). A unidade havia suspendido o acesso em março, o que motivou a união de um grupo de gestantes da cidade para criar um movimento nas redes sociais solicitando o direito.

    > Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

    A Secretaria de Estado da Saúde publicou nota na noite da última quarta-feira (7) informando que o acesso de acompanhantes seria novamente permitido no período de pós-parto no setor de internação de alojamento conjunto. Segundo a nota, a decisão foi tomada devido à queda no número de casos ativos de coronavírus na região.

    Todas as gestantes poderão ter um acompanhamento para atendimento no pré-parto, durante o parto e no pós-parto, desde que a pessoa declare não estar com sintomas gripais e não ser do grupo de risco.

    > Com maior fila por UTI Covid em SC, Joinville tem aumento na lista de espera

    A maternidade afirmou que a restrição no acesso de acompanhantes havia acontecido devido a situações de negligência e omissão de informações por parte de acompanhantes em relação aos sintomas gripais. A proibição de acompanhantes era apenas para o período de pós-parto.

    — A decisão da maternidade foi para proteger as gestantes, os recém-nascidos e os profissionais de saúde para que não houvesse o risco de transmissão intra-hospitalar da Covid-19, visto que alguns acompanhantes não estavam colaborando com o preenchimento do questionário e obediência às regras de proteção — disse a Secretaria de Estado da Saúde, em nota.

    > Funcionário que atuava há 32 anos no Hospital Regional morre de Covid-19 em Joinville

    Grupo comemora liberação

    Após a restrição de acesso de acompanhantes, uma página nas redes sociais foi criada no fim de março por um grupo de gestantes de Joinville. O objetivo era reivindicar o retorno do direito dentro da Maternidade Darcy Vargas.

    No perfil, chamado de Libera Darcy Vargas, as mães escreveram relatos de como foram os dias durante o pós-parto sem nenhum familiar por perto.

    — Eu estava muito debilitada, muito fraca e tive que me virar pra cuidar do meu bebê nas horas seguintes — escreveu uma das mulheres, ao relatar complicações após o parto, que durou cerca 20 horas.

    > Joinville contrata 20 leitos de enfermaria em hospital filantrópico

    Uma publicação na noite da última quarta-feira comemorou a decisão de retomar a presença de acompanhantes no pós-parto.

    — E querem notícia melhor do que essa? A partir dessa quinta-feira (08/04/21) está permitido um acompanhante — anunciou o post, em tom de comemoração.

    As gestantes que criaram o perfil ainda salientaram que a pessoa não pode ter sintomas gripais e que sempre há uma segunda opção de acompanhante caso existe algum impedimento de saúde na família.

    Leia também

    > "Não pode esperar”: Saúde de Joinville insiste em busca de atendimento em caso de sintomas

    > Covid-19: Momento ruim deixou as pessoas mais conscientes, acredita secretário de saúde de Joinville

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas