nsc
santa

Pandemia

Médica é uma das primeiras vacinadas contra a Covid-19 em Blumenau

Cerimônia para dar início à campanha de vacinação ocorre na tarde desta terça-feira

19/01/2021 - 14h12 - Atualizada em: 19/01/2021 - 15h58

Compartilhe

Bianca
Por Bianca Bertoli
Marianne Ramos atua na UTI Covid do Hospital Santa Isabel
Marianne Ramos atua na UTI Covid do Hospital Santa Isabel
(Foto: )

A escolhida para receber uma das primeiras doses da vacina contra o coronavírus em Blumenau foi Marianne Ramos de Lima e Silva, 61 anos, médica do Hospital Santa Isabel, que trabalha na UTI Covid. Além dela, outros nove representantes de cada hospital da cidade serão vacinados. As primeiras imunizações ocorrem nesta terça-feira (19), quase dez meses depois da chegada da pandemia do coronavírus à cidade. 

> Tudo o que você precisa saber sobre a vacinação da Covid-19 em Blumenau

A cerimônia para o ato simbólico de início à campanha de vacinação está maracada para as 16h, no salão nobre da prefeitura. Os imunizados são dez trabalhadores da linha de frente no combate à pandemia que atuam nos Hospitais Santa Isabel, Santa Catarina, Santo Antônio, no Samu e na Central de Atendimento a casos suspeitos, na Vila Germânica.

> Receba notícias de Blumenau direto no Whatsapp. Clique e entre no grupo do Santa

Depois da médica serão vacinadas a enfermeira Mayagnes Thaianara de Oliveira, de 23 anos, que atua no Pronto Atendimento do mesmo hospital e a técnica de enfermagem Letícia Fabiana Vieira, de 44 anos, que, assim como a médica, trabalha na UTI Covid. Do Samu será vacinada a enfermeira Silvana Aparecida Rodrigues Leyva, de 43 anos.   Do Hospital Santo Antônio serão imunizados o técnico de enfermagem Wagner da Silva Pamplona, de 40 anos, e a médica Karine Becker Gerent, também de 40 anos. Ambos atuam na UTI Covid.

Já da Central de Atendimento a casos suspeitos de coronavírus, no Parque Vila Germânica, serão imunizados o enfermeiro Fauzer Della Rosa Mendez, de 39 anos, e a técnica de enfermagem Jaiane Pires da Silva, de 33 anos.

Do Hospital Santa Catarina recebem a vacina a técnica de enfermagem Janete Camillo, de 57 anos, e a enfermeira Tais Caroline Simão, de 28 anos. Ambas também atuam nas UTIs da unidade.

Vacinação em SC

Chegaram a Santa Catarina nesta segunda-feira (18) as primeiras doses da CoronaVac, vacina contra a Covid-19 do Instituto Butantan feita em parceira com o laboratório chinês Sinovac. Inicialmente, o Estado recebe 144 mil doses da vacina, conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES). 

Conforme a SES, com as doses da CoronaVac recebidas nesta segunda-feira, a previsão é imunizar mais de 68,5 mil de catarinenses inicialmente, considerando que são necessárias duas doses e que haja alguma possível perda técnica.

Segundo o governo, a distribuição por grupo prioritário está prevista da seguinte forma:

- Pessoas com mais de 60 institucionalizadas: 3.460

- Pessoas com deficiência institucionalizadas: 263

- População indígena: 8.317

- Trabalhadores da saúde: 56.540

Total: 68.580 pessoas

Leia também

> Astrazeneca e CoronaVac: as diferenças entre as vacinas da covid-19 em SC

> Vacina contra a Covid-19: quem pode ou não tomar

> ‘Vamos ser vacinados e vamos continuar tendo que usar máscaras’, diz pesquisadora da Fiocruz

> Como funciona uma vacina?

Colunistas