nsc
dc

Imunização

Vacina da Covid em SC: 144 mil doses chegam para a primeira fase da vacinação

Chegada de remessa com doses da CoronaVac ocorreu durante a manhã desta segunda (18)

18/01/2021 - 07h27 - Atualizada em: 18/01/2021 - 13h34

Compartilhe

Redação
Por Redação DC
 Vacina contra a Covid chega a SC
Primeiras doses chegaram a SC em avião da FAB, na manhã desta segunda-feira (18)
(Foto: )

Santa Catarina recebeu na manhã desta segunda-feira (18) as primeiras doses da CoronaVac, vacina contra a Covid-19 do Instituto Butantan feita em parceira com o laboratório chinês Sinovac. Inicialmente, o Estado recebeu 144 mil doses da vacina. Segundo o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, a imunização deve iniciar em todo país nesta segunda, às 17h.

> AO VIVO: acompanhe a cobertura do início da vacinação contra a Covid em SC

A remessa com as 144 mil doses veio em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que deixou Guarulhos, na Grande São Paulo, e chegou por volta das 11h30min na Base Aérea de Florianópolis.

Durante a manhã, o secretário de Saúde de Santa Catarina, André Motta Ribeiro, informou que seriam aproximadamente 126 mil doses recebidas nesse momento, mas o número foi corrigido pela assessoria da Secretaria de Estado de Saúde (SES) posteriormente.

Da Base Aérea de Florianópolis, a remessa com as doses seguiu sob escolta para a Central Estadual de Armazenagem e Distribuição de Imunobiológicos e Insumos, em São José. De lá, será realizada a distribuição da vacina por vias aérea e terrestre para os municípios de Santa Catarina.

Vacina contra a Covid chega a SC
Avião da FAB que trouxe as doses da CoronaVac pousou na Base Aérea de Florianópolis por volta das 11h30min
(Foto: )

Dentro do Estado, nas regiões mais próximas à Capital, o transporte das doses deve ser feito por rodovia, mas em áreas mais distantes, como o Oeste, aeronaves podem ser usadas no envio das doses.

> Vacinação contra a Covid-19: a importância e a segurança das vacinas

Conforme o plano de vacinação, o primeiro grupo vacinado será formado por trabalhadores da saúde, a população idosa a partir dos 75 anos de idade, as pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) e a população indígena. Em Santa Catarina, o grupo é formado por 426.678 de pessoas.

Vacina contra a Covid chega a SC
Doses foram transportadas em caminhão refrigerado até depósito da Secretaria de Saúde, em São José
(Foto: )

Conforme a SES, com as doses da CoronaVac recebidas nesta segunda-feira, a previsão é imunizar mais de 68,5 mil de catarinenses inicialmente, considerando que são necessárias duas doses e que haja alguma possível perda técnica.

Segundo o governo, a distribuição por grupo prioritário está prevista da seguinte forma:

- Pessoas com mais de 60 institucionalizadas: 3.460 

- Pessoas com deficiência institucionalizadas: 263 

- População indígena: 8.317 

- Trabalhadores da saúde: 56.540 

Total: 68.580 pessoas

Primeira a ser vacinada no Brasil

A enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada contra o coronavírus em solo brasileiro. A aplicação ocorreu em São Paulo às 15h30min deste domingo (17), minutos após a aprovação do uso emergencial das vacinas CoronaVac e AstraZeneca no Brasil por parte da Anvisa.

> Vacina contra a Covid-19: quem pode ou não tomar

A enfermeira, que atua na linha de frente contra a Covid-19 em São Paulo, foi vacinada com a CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan. Ela foi imunizada no Centro de Convenções do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

A vacinação em São Paulo foi antecipada em relação ao Plano Nacional de Imunização, o que gerou criíticas por parte do ministro Eduardo Pazuello.

Vacinação antecipada no país

A vacinação nos estados deve ser antecipada, começando já nesta segunda-feira (18). Governadores propuseram ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, adiantar o início do processo, que a princípio ocorreria apenas a partir de quarta (20). 

> Com distribuição de ivermectina, Itajaí tem maior letalidade por Covid-19 em SC

O acordo se deu antes de evento nesta segunda (18), no centro de logística do Ministério da Saúde, em Guarulhos, que reuniu governadores para distribuição das doses da CoronaVac aos governadores. 

Colunistas