Um médico suspeito de dormir durante um plantão na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sul foi demitido em Joinville após uma denúncia. O caso ganhou repercussão depois que um vereador da cidade expôs a situação nas redes sociais nesta segunda-feira (15).

Continua depois da publicidade

Foi por meio de uma ligação que o pai de uma criança denunciou ao gabinete do vereador Neto Petters (Novo) que, durante a espera por atendimento pediátrico em uma madrugada de março, encontrou o médico do plantão dormindo em horário de expediente.

Veja fotos da UPA Sul em Joinville

Espera por horas para passar pela consulta

Segundo o denunciante, ele teria chegado às 3h20min na UPA, localizada no bairro João Costa, e até às 5h daquele dia ainda não tinha recebido atendimento.

— Você chega com o seu filho no colo, com febre, passa pela triagem bem rapidinho, espera 15 minutos, espera 30 minutos, espera 40 minutos e nada de ser atendido. Outras pessoas na frente aqui para atendimento também, nada de ser atendido. O pai bate na porta e vê ali o médico dormindo das 3h às 4 horas — alegou o vereador.

Médico foi afastado após auditoria

A partir da denúncia, o caso foi levado até a coordenação do Pronto Atendimento, que abriu uma auditoria interna para apurar os fatos. Conforme informado pelo parlamentar nas redes sociais, foi constatado que o médico era contratado de uma empresa terceirizada.

Continua depois da publicidade

Além disso, o cruzamento de dados do sistema teriam indicado que o profissional da saúde não teria prestado nenhum atendimento na unidade das 3h às 4h, momento em que o pai do paciente o teria flagrado dormindo.

— Nós tínhamos o nome do paciente, nós tínhamos o médico, nós tínhamos os horários bem certinhos. (…) [Profissionais da coordenação do PA Sul] Pegaram os horários e viram que realmente neste período, das 3h às 4h da manhã, o médico não fez nenhum atendimento. Diante disso, o que aconteceu? O médico foi demitido — afirmou.

A substituição de médicos teria acontecido em abril, cerca de um mês após o caso ter ocorrido.

O que diz a prefeitura

Ao NSC Total, a prefeitura de Joinville informou que recebeu uma queixa e notificou a empresa prestadora do serviço, como orienta o contrato. “O desdobramento, se houve afastamento ou até a demissão cabe à empresa prestadora do serviço”, reforçou.

Ainda, destacou que sempre que recebe alguma queixa relacionada com fornecedores terceirizados, realiza a notificação do caso para que os detalhes sejam apurados e as medidas sejam tomadas com a maior brevidade possível.

Continua depois da publicidade

O NSC Total entrou em contato com a empresa terceirizada que opera na UPA Sul Joinville, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto.

*Sob supervisão de Leandro Ferreira