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Quais os melhores horários para postar no Instagram

Diferentes fatores relacionados ao perfil dos seguidores podem interferir no horário ideal para postagens na rede social

01/07/2021 - 16h04

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João
Por João Scheller
Imagem mostra o logo do Instagram em destaque em uma tela onde é possível baixar o aplicativo
Os melhores horários para se postar no Instagram variam de acordo com o perfil dos seguidores
(Foto: )

Os melhores horários para postar no Instagram variam consideravelmente dependendo do público alvo do perfil seguido. Considerar as características de uso dos seguidores é fundamental para traçar uma estratégia efetiva de engajamento na plataforma.

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De qualquer forma, alguns padrões gerais de uso podem ser observados na rede social, como mostra um estudo realizado em maio de 2021 pela plataforma de gestão de mídias sociais Sprout Social.

De acordo com o relatório, o melhor horário para postagem no Instagram se concentra perto do meio-dia. Entre segunda e sexta, o horário das 11h é o mais eficaz para gerar engajamento.

Curiosamente, a plataforma identificou que nas terças-feiras esse horário se estende um pouco mais, indo das 11h até às 14h. O melhor dia da semana para postagens também é a terça-feira. Já o pior dia para compartilhar conteúdo no Instagram é o domingo.

Tabela mostra os horários com melhor engajamento para postagens do Instagram, com destaque para os horários mencionados no textos, das 11h até às 14h
Estudo da plataforma Sprout Social mapeou o compartamento de diferentes usuários ao longo de 2020
(Foto: )

“O engajamento ao meio-dia durante os dias de semana se tornou cada vez mais denso [a partir de 2020], com os melhores horários variando das 11h às 14h. Horários à noite e nos finais de semana também se mostraram opções crescentes de engajamento”, afirma o relatório da Sprout Social.

Defina o seu público

O seu horário de postagem no Instagram está diretamente ligado ao período em que seus seguidores estão on-line. Compreender o perfil do seu público e as características de comportamento deles nas redes é, portanto, essencial para ter mais engajamento no aplicativo.

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Se seus seguidores são mais jovens, é provável que eles fiquem conectados ao longo do dia, dando maior flexibilidade para se planejar horários de postagem. Já se o seu público for formado por profissionais liberais, que trabalham durante o horário comercial, talvez seja mais vantajoso planejar postagens que coincidam com o tempo livre desses seguidores.

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Utilize os números a seu favor

O Instagram Analytics pode ser uma ótima fonte de informações sobre como os seguidores interagem com o conteúdo postado. Analisando os números, é possível traçar horários em que os posts têm maior engajamento e tentar replicar comportamentos que dão certo. Lembrando que para utilizar a ferramenta é necessário que a sua conta esteja configurada como perfil comercial.

Redes sociais e saúde mental

*Com supervisão de Brenda Bittencourt

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