nsc
    an

    Saúde

    Menos de 10% dos idosos de Joinville foram testados para coronavírus

    Plano da prefeitura é testar todas as pessoas acima de 65 anos na cidade

    29/07/2020 - 09h41

    Compartilhe

    Hassan
    Por Hassan Farias
    Teste para coronavírus
    Teste para coronavírus
    (Foto: )

    Joinville tem uma população de pouco mais de 50 mil idosos e menos de 10% deles foram testados para coronavírus desde o início da pandemia. As pessoas com 65 anos ou mais são consideradas do grupo de risco e representam 75 das 110 mortes registradas na cidade até agora pela doença.

    > Idosos de Joinville só podem sair de casa em três situações; saiba quais

    Segundo os números divulgados pela prefeitura na última terça-feira (28), foram realizados 4.549 testes em idosos, o que representa 8,8% de toda essa população na cidade. A estimativa do município é de 51,6 mil moradores tenham mais de 65 anos. 

    Até agora, foram aplicados 41 mil testes desde o início da pandemia, em pessoas de todas as faixas etárias, incluindo as redes pública e privada. E o plano da prefeitura agora é ampliar a testagem para todos os idosos. O diagnóstico deve começar assim que for concluída a compra de 60 mil testes rápidos, que está em fase final e tem previsão de ser homologada nos próximos dias.

    O modelo de realização dos testes será semelhante à utilizada na vacinação contra a gripe: o agendamento é feito pela internet, uma forma de organizar a testagem para evitar aglomerações. Quem não puder sair de casa, será procurado pelas equipes de saúde.

    No entanto, assim que os novos testes chegarem, a utilização inicial será na retomada da testagem aleatória, como nas barreiras sanitárias (quando voltar o transporte coletivo). Isso porque houve redução dos estoques de testes nos últimos dias.

    Hoje, os idosos com sintomas gripais são testados para coronavírus, assim como os escolhidos aleatoriamente em barreiras sanitárias ou pela testagem para elaboração epidemiológica.

    ​> Receba notícias de Joinville e da região Norte de SC por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do AN

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas