O segmento de imóveis de luxo em Florianópolis mais que dobrou o número de ofertas de 2022 a 2023: segundo dados do Anuário DataZAP, as ofertas deste tipo de imóvel aumentaram 107%. O metro quadrado deste tipo de imóvel também alcançou o maior preço entre as capitais do Sul, R$ 19.314, com valorização de 13% em um ano.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total no Google Notícias

Os dados são obtidos a partir do módulo de monitoramento de lançamentos imobiliários do DataZAP, o Geoimovel. Segundo o Grupo OLX, que elabora o levantamento, o mercado na Capital vem crescendo, em média, 43% por ano desde 2020.

— Vários fatores impactam no aumento de preços em Florianópolis. De acordo com o Censo de 2022, entre as capitais brasileiras, Florianópolis possui a terceira maior taxa de crescimento populacional, gerando uma demanda por moradia que aumenta a procura por imóveis. Além disso, a geografia limitada da ilha dificulta a expansão urbana, o que resulta na escassez de terrenos e no aumento dos preços, afetando as atividades de incorporação e construção — explica Coriolano Lacerda, gerente de Inteligência de Mercado no Grupo OLX.

Ele ainda afirma que o desenvolvimento da cidade também impacta no crescimento do mercado de trabalho, e, consequentemente, a procura por imóveis. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), Florianópolis é a quarta capital que mais concentra a força de trabalho localmente, com migração menor de trabalhadores de cidades vizinhas para atuar no mercado de trabalho da cidade.

Continua depois da publicidade

Bairros mais procurados em Florianópolis

O levantamento também revela os bairros mais buscados pelos compradores. O destaque vai para os bairros Ingleses e Centro, concentrando 11,1% e 7,7% da demanda, respectivamente. A maior parte das buscas foi por imóveis com dois dormitórios, com 48% da procura.

Mapa mostra bairros com mais procura (mais escuro) (Fonte: Anuário DataZAP)

Leia também

Bairro luxuoso de Florianópolis fica de fora dos 10 mais caros para comprar imóvel

Metro quadrado em cidades de SC segue com pequeno aumento em abril