O Joinville foi derrotado pelo Concórdia no último sábado (11), no Estádio Domingos Lima, em Concórdia, na última rodada da primeira fase do Campeonato Catarinense 2023. Com isso, a equipe foi eliminada da competição e ficará sem calendário nacional pelo terceiro ano consecutivo.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Após a partida, o técnico Marcelo Martellote demonstrou frustração com o resultado.

AN 100 anos

— Jogou muito abaixo, temos consciência disso, a gente viu a apatia do time (…) Apostando em uma classificação pelo empate, que viria — disse.

Continua depois da publicidade

O JEC volta a campo ainda neste ano, em setembro, pela Copa Santa Catarina, confirmada pela Federação Catarinense de Futebol (FCF). 

Caso seja campeão, o time deve garantir vaga na Copa do Brasil 2024. A nova regra da maior competição de clubes do país diz que para federações com direito a três vagas (caso de SC), as duas primeiras terão que ser obrigatoriamente destinadas ao campeão e vice de cada estadual. A terceira fica a critério de cada entidade que pode concedê-la em um torneio seletivo, como é o caso da Copa SC.

A FCF deve confirmar a destinação da vaga no regulamento do torneio. No ano passado, o vencedor Marcílio Dias garantiu vaga para a Copa do Brasil 2023.

Chance de Série D 2024

Mesmo que remota, ainda há uma chance do JEC estar na Série D do Brasileirão em 2024, se Hercílio Luz ou Concórdia forem campeões da divisão deste ano. Com isso, a vaga para o próximo ano viria para o Joinville, time melhor colocado fora da zona de classificação do estadual.

Continua depois da publicidade

Hercílio e Concórdia, junto de Camboriú, são os representantes de Santa Catarina neste ano na Série D, todos no Grupo A08. Porém, apenas os dois primeiros times conquistaram a vaga deste ano. Sendo assim, para ter calendário nacional, o Joinville pode torcer para um dos clubes ser campeão ou subir para a Série C em 2023.

*Sob supervisão de Raphaela Suzin

Leia também

Prédio Verde “some” durante o fim de semana na região central de Joinville

Volta das diárias de viagem é outro “recuo” da Câmara de Joinville

Golpista que enganou mais de 20 idosos em SC para ostentar vida de luxo é preso

Destaques do NSC Total