nsc
dc

CONTRASTE NO CÉU

Meteoro visto por moradores de quatro cidades pode ter atravessado todo o céu de SC

Mesmo com alta nebulosidade, brilho intenso de fenômeno foi registrado em SC, RS e PR

31/08/2021 - 15h34 - Atualizada em: 31/08/2021 - 15h54

Compartilhe

Clarissa
Por Clarissa Battistella
Testemunha viu brilho por até 6 segundos, tempo suficiente para o meteoro atravessar o estado
Testemunha viu brilho por até 6 segundos, tempo suficiente para o meteoro atravessar o estado
(Foto: )

Um meteoro de alta magnitude pode ter atravessado todo o estado catarinense no último domingo (29), quando foi visto no céu em diferentes cidades de SC, mesmo através das nuvens. A estação de monitoramento de Monte Castelo, no Norte catarinense, registrou o fenômeno às 21h19min. Além disso, pelo menos três pessoas relataram tê-lo visto no céu de Chapecó, Concórdia e Joaçaba, no Oeste catarinense.

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A passagem captada pela estação de Monte Castelo durou menos de 1 segundo, mas uma das testemunhas relatou ter contemplado o brilho teria por mais de 6 segundos. 

O tempo indica que o meteoro pode ter cruzado todo o estado de SC. Segundo os relatos, o objeto também teria se fragmentado durante a entrada na atmosfera.

Segundo análise preliminar do vídeo captado pelo astrônomo amador, Jocimar Justino, o brilho de alta intensidade se extinguiu sobre a região de Campos Novos. Por causa da nebulosidade, o que dificultou sua visualização, não foi possível coletar dados mais precisos sobre a queda. Estima-se, porém, que a velocidade superou os 100 mil km/h.

Meteoro visto entre as nuvens é raro
Meteoro visto entre as nuvens é raro
(Foto: )

O mesmo meteoro foi registrado por pelo menos mais duas câmeras de estação de monitoramento, uma delas em Taquara, no Rio Grande do Sul, a outra em Medianeira, no Paraná. A câmera paranaense registrou em detalhes o início do trajeto.

Mais um registro

Nesta terça-feira (31), mais um meteoro foi registrado pelo estado de monitoramento de Monte Castelo. A queda ocorreu durante a madrugada, à 1h47min. O corpo celeste entrou na atmosfera a 101,1 quilômetros de altitude e fazia o caminho em direção ao Sul do Brasil. 

Leia também

Vídeo flagra meteoro do tamanho de uma bola de basquete no céu de SC

Foguete chinês descontrolado é visto no céu de SC; veja vídeo

EXCLUSIVA: Túnel vai interligar Lagoa da Conceição ao Itacorubi, em Florianópolis

Colunistas