nsc
an

Flagrante

Foguete chinês descontrolado é visto no céu de SC; veja vídeo

Registro foi feito por câmera de monitoramento de estação localizada em Monte Castelo

08/05/2021 - 21h13 - Atualizada em: 09/05/2021 - 07h35

Compartilhe

Hassan
Por Hassan Farias
Astrônomo amador registrou o flagrante em Monte Castelo
Astrônomo amador registrou o flagrante em Monte Castelo
(Foto: )

O foguete chinês descontrolado que caiu na Terra neste fim de semana foi visto no céu de Santa Catarina. Ele foi flagrado por uma câmera de monitoramento localizada em uma estação de Monte Castelo, no Planalto Norte de Santa Catarina por volta das 18h30min da última sexta-feira (7).

> Veja onde estão os destroços do foguete chinês que caiu no Oceano Índico

O diretor técnico da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), Marcelo Zurita, explicou ao G1 que o foguete foi observado em Santa Catarina e outros estados, como Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais, entre quinta-feira (6) e sábado (8).

- A gente tem certeza que é o foguete. Primeiro que já era para passar pela posição e horário que passou e dá para ver nas imagens uma variação de brilho. Essa variação de brilho vem sendo observada e é partir dela que ficou claro que estava fora de controle. Quando está girando é porque não está estável em órbita - explicou.

Segundo o G1, o registro da passagem do foguete foi feito pela estação do astrônomo amador Jocimar Justino, que também integra a Bramon e mora em Monte Castelo.

- Devido a altitude que o objeto passou, naquela posição ainda estava recebendo a luz direta do sol. O que vemos é o sol refletido nele, é como se estivesse um espelho girando - detalhou ao site.

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Segundo o diretor técnico da Bramon, a imagem feita em Santa Catarina é uma das melhores observadas até o momento. Ele diz que com a aproximação da Terra, o foguete deve ser visto cada vez mais brilhante.

> Especial Orbitando: saiba tudo sobre satélites espaciais

> Especial Orbitando: conheça mais sobre as sondas no espaço

> Sete minutos de terror: veja o pouso do robô Perseverance em Marte

Módulo de estação espacial

A China colocou em órbita o primeiro módulo de sua estação espacial em 29 de abril. É a primeira parte deste foguete, que estava em órbita, que retornou à Terra.

O objeto foi perdendo altitude gradualmente. Seu ponto exato de queda era desconhecido, mas neste domingo a China confirmou que destroços caíram no Oceano Índico, perto das Maldivas

O país asiático, assim como muitos especialistas, já consideravam mínima a hipótese de danos na Terra.

Leia também

> Acidente mata mulher em Joinville e deixa grávida em estado grave

> Identificados pai, mãe e filhos mortos em incêndio no Oeste de SC

> Homem passa a mão nas partes íntimas de mulher em ônibus e é preso em SC

Colunistas