CIÊNCIA
Nasa divulgou imagens com direito a manobra arriscada na chegada do veículo ao Planeta Vermelho
A Nasa divulgou nesta segunda-feira (22) o primeiro vídeo da chegada do robô Perseverance em Marte, que ocorreu no dia 18. As imagens mostram o arriscado pouso no local conhecido como 'cratera de Jezero', em uma manobra conhecida como "sete minutos de terror".
> Robô Perseverance pousa em Marte para missão da Nasa; veja como foi
> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
Foi neste intervalo de tempo que o robô precisou reduzir a velocidade de 20 mil km/h para 0 km/h. A Nasa ainda liberou o primeiro áudio de Marte, um som fraco de vento capturado pelo veículo. Um microfone não funcionou durante a descida, mas foi possível capturar áudio no momento do pouso.
O vídeo, com três minutos e 25 segundos de duração, mostrou a ativação do paraquedas e o pouso do rover na superfície de Marte em meio a uma nuvem de poeira. Assista:
- Esses são vídeos realmente incríveis. Esta é a primeira vez que conseguimos capturar um evento como o pouso em Marte - disse Michael Watking, diretor do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, em uma coletiva de imprensa.
Jessica Samuels, gerente da missão de superfície do Perseverance, disse que o veículo estava operando conforme o esperado até agora.
- Estou feliz em reportar que o Perseverance está saudável - disse Samuels.
> Especial Orbitando: saiba tudo sobre satélites espaciais
> Especial Orbitando: conheça mais sobre sondas no espaço
Às 17h55min de quinta-feira (18), o robô Perseverance, da Nasa, pousou em Marte. A sonda que traz o rover (veículo exploratório) pousou no que já foi, um dia, o delta de um rio, e a chegada em solo marciano foi transmitida ao vivo pela Nasa.
> Perseverance: entenda os detalhes do pouso da Nasa na busca de vida em Marte
A missão Mars 2020, que foi lançada da Flórida no final de julho, carrega o maior e mais avançado veículo já enviado ao planeta vermelho. Construído no lendário Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa, o Perseverance pesa uma tonelada, está equipado com um braço robótico com mais de dois metros de comprimento, 19 câmeras e, pela primeira vez, dois microfones.
Veja como foi o pouso em Marte:
Leia também:
Assine o NSC Total e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo jornalístico de Santa Catarina
Deixe seu comentário: