A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) mostrou, nesta sexta-feira (6), uma carta que recebeu do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) diretamente da prisão, onde o político está preso cumprindo pena de 27 anos e 3 meses de prisão pela trama golpista. A carta, escrita à mão, foi entregue em comemoração aos 18 anos de casados do casal, segundo Michelle, comemorados no dia 28 de novembro.
Continua depois da publicidade
Bolsonaro teve a prisão preventiva decretada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes alguns dias antes, no dia 22 de novembro. Nas redes sociais, ela publicou a carta na íntegra. A carta, uma folha de papel dobrada ao meio, mostra, na capa, que Bolsonaro pediu para entregar a escrita “hoje ou amanhã”, endereçada à Michelle. A ex-primeira-dama não revelou, no entanto, quando a carta foi entregue a ela.
“Oi Mi,
– Obrigado por você existir.
– Suas mensagens me confortam.
Continua depois da publicidade
– Hoje, 28 de novembro, 18 anos juntos.
– Sou 100% fiel ligado à você.
– Dias difíceis, mas com esperança.
– Ansioso para te ver novamente.
– Te amo
– para sempre.“, diz a carta.
Na descrição, Michelle também se declarou para Bolsonaro e disse que “cuidar de você e das nossas filhas é a minha maior missão”.
O que pesa contra Jair Bolsonaro
Por que Bolsonaro foi preso?
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão pela tentativa de golpe após as eleições de 2022. A pena foi definida ao final do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 11 de setembro deste ano.
Continua depois da publicidade
Bolsonaro foi condenado por 4 votos a 1 em cinco crimes: organização criminosa, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano ao patrimônio público e deterioração de patrimônio tombado. O ex-presidente também foi condenado a multa que pode ultrapassar os R$ 300 mil — o valor exato definido foi de 124 dias-multa, sendo cada dia-multa fixado no valor de dois salários-mínimos na época dos fatos.
O político teve redução de pena nos crimes por ter mais de 70 anos, mas teve a punição aumentada por outros agravantes, como o papel de líder da organização criminosa, segundo a maioria dos ministros do STF.
Do total da pena, 24 anos e 9 meses são de reclusão, pena imposta a crimes mais graves e que preveem punição em regime fechado, e 2 anos e 9 meses de detenção, pena para crimes de menor gravidade, com pena em regime semiaberto ou aberto. Pelo fato de a condenação total ter sido superior a 8 anos, porém, o ex-presidente precisará começar a cumprir a pena em regime fechado.










