O fenômeno chamado de microexplosão atingiu o município de Descanso, no Oeste catarinense, na noite deste domingo (22), confirmou a Defesa Civil nesta segunda-feira (23). Os ventos ultrapassaram a velocidade de 80 km/h durante a tempestade com raios, rajadas de vento e chuva intensa.
Continua depois da publicidade
Foram registrados destelhamento de casas e queda de árvores no município, que possui 8.530 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). De acordo com a Defesa Civil, as tempestades se organizaram de maneira alinhada no Extremo Oeste e no Oeste por volta das 21h30min.
Para a confirmação da ocorrência do fenômeno, foram utilizadas imagens de satélite, que mostram chuva intensa no horário indicado, o que está relacionado ao avanços desse tipo de fenômeno. Além disso, também foram analisados os danos gerados pelas tempestades.
A microexplosão, conforme explica a Defesa Civil, é caracterizada por uma intensa corrente de ar descendente que atinge o solo de forma localizada, provocando fortes rajadas de vento que podem superar os 100 km/h.
Tempestades em São José do Cerrito
O município do Planalto Sul também sofreu com as fortes instabilidades. Por volta da meia noite, tempestades organizadas em linha de instabilidade provocaram destelhamentos e queda de árvores no município.
Continua depois da publicidade
Veja fotos
Situação de emergência em Abelardo Luz
Em Abelardo Luz, foi decretada situação de emergência. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, cerca de 250 famílias foram diretamente atendidas, totalizando aproximadamente 300 pessoas afetadas em bairros como Alvorada, Aparecida, Centro, Santa Luzia e localidades do interior.
Foram realizadas avaliações de risco estrutural, isolamento de áreas de perigo, liberação de vias, remoção de árvores e entulhos e apoio humanitário básico, em conjunto com a Defesa Civil Municipal e Regional, segundo os bombeiros. Até o final da tarde desta segunda-feira, mais de 70 ocorrências foram registradas.
Ao longo do dia, cerca de 20 rolos de lonas emergenciais, com 100 metros cada, foram distribuídas para famílias com casas atingidas por infiltrações e destelhamentos.
Veja fotos
Leia também
Microexplosão é confirmada e duas pessoas morrem atingidas por árvores no Oeste de SC
Continua depois da publicidade
Como animais silvestres capturados ganhavam “origem legal” no Brasil a partir de Jaraguá do Sul









