A Comunidade Bethânia, em São João Batista, recebe na tarde deste sábado (7) a missa de abertura do processo de beatificação de Padre Léo Tarcísio Gonçalves Pereira. A celebração ocorre às 16h e será presidida pelo arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck. A expectativa é de que mais de 5 mil pessoas participem do evento, incluindo peregrinos de Estados como Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
Continua depois da publicidade
A celebração contará também com a presença do italiano Paolo Vilotta, que é o postulador, pessoa responsável por acompanhar o processo de beatificação de Padre Léo em Roma. Familiares e amigos de Padre Léo também devem participar da missa, além de bispos e sacerdotes.
A estrutura para a celebração foi montada no campo de futebol da Comunidade Bethânia, fundada pelo padre Léo em São João Batista para ajudar dependentes químicos, e envolve palco central, cadeiras, lanchonetes, loja, área para imprensa e atendimentos de saúde.
Leia mais: relembre a trajetória de Padre Léo com Santa Catarina
O processo de beatificação
Em dezembro do ano passado, o Vaticano concedeu o documento que significa um sinal verde para a sequência do processo de beatificação de Padre Léo. O religioso nasceu em Delfim Moreira (MG) e atuou como padre em Brusque, no Vale do Itajaí. Ele morreu em 2007, vítima de câncer.
Continua depois da publicidade
Foi durante esse período que ele fundou a Comunidade Bethânia, em São João Batista. A intenção do sacerdote era ajudar pessoas com dependência química e que buscassem a religiosidade. Hoje, a organização tem unidades em estados como Paraná e São Paulo.
O padre ficou conhecido também por palestras e pela participação em programas de televisão na emissora Canção Nova, onde costuma falar sobre fé com simplicidade e irreverência.
A missa deste sábado representa apenas a abertura do processo de beatificação. Confira quais serão os próximos passos deste processo conduzido junto ao Vaticano.
* Com informações da assessoria de imprensa da Comunidade Bethânia
Continua depois da publicidade