A Comunidade Bethânia, em São João Batista, recebe na tarde deste sábado (7) a missa de abertura do processo de beatificação de Padre Léo Tarcísio Gonçalves Pereira. A celebração ocorre às 16h e será presidida pelo arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck. A expectativa é de que mais de 5 mil pessoas participem do evento, incluindo peregrinos de Estados como Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Continua depois da publicidade

A celebração contará também com a presença do italiano Paolo Vilotta, que é o postulador, pessoa responsável por acompanhar o processo de beatificação de Padre Léo em Roma. Familiares e amigos de Padre Léo também devem participar da missa, além de bispos e sacerdotes.

A estrutura para a celebração foi montada no campo de futebol da Comunidade Bethânia, fundada pelo padre Léo em São João Batista para ajudar dependentes químicos, e envolve palco central, cadeiras, lanchonetes, loja, área para imprensa e atendimentos de saúde.

Leia mais: relembre a trajetória de Padre Léo com Santa Catarina

O processo de beatificação

Em dezembro do ano passado, o Vaticano concedeu o documento que significa um sinal verde para a sequência do processo de beatificação de Padre Léo. O religioso nasceu em Delfim Moreira (MG) e atuou como padre em Brusque, no Vale do Itajaí. Ele morreu em 2007, vítima de câncer.

Continua depois da publicidade

Foi durante esse período que ele fundou a Comunidade Bethânia, em São João Batista. A intenção do sacerdote era ajudar pessoas com dependência química e que buscassem a religiosidade. Hoje, a organização tem unidades em estados como Paraná e São Paulo.

O padre ficou conhecido também por palestras e pela participação em programas de televisão na emissora Canção Nova, onde costuma falar sobre fé com simplicidade e irreverência.

A missa deste sábado representa apenas a abertura do processo de beatificação. Confira quais serão os próximos passos deste processo conduzido junto ao Vaticano.

Missa ocorre em área externa da Comunidade Bethânia, fundada por padre Léo
Missa ocorre em área externa da Comunidade Bethânia, fundada por padre Léo (Foto: Comunidade Bethânia, divulgação)

* Com informações da assessoria de imprensa da Comunidade Bethânia

Continua depois da publicidade

Destaques do NSC Total