Localizado à beira-mar no Ribeirão da Ilha, em Florianópolis, o Nacanoa Oyster Bar quer ganhar o Comida di Buteco 2025 com um prato que une o frescor das ostras locais com técnicas da culinária francesa. Terceiro lugar nas três últimas edições do concurso, o restaurante criou neste ano a Ixtimadinha — ostras ao molho duxelle sobre uma massa folhada com crocante de polvo.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O charme extra é que o prato é servido em uma mini canoa. O nome, Ixtimadinha, faz referência à forma manezinha de se referir a uma pessoa querida.

— A ostra é a nossa queridinha, nossa estimadinha — explica David Freitas Carriconde, proprietário do Nacanoa.

A ostra é a especialidade de David, que é formado em Engenharia de Aquicultura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e trabalha com o cultivo há mais de 20 anos. O restaurante, aberto em 2018, busca servir o molusco fresco nas mais variadas formas — até para quem não gosta de frutos do mar.

Continua depois da publicidade

Neste ano, a inspiração para o prato é a culinária francesa. Atualmente, David está cursando gastronomia.

— Estamos trabalhando com uma massa folhada com molho duxelle, que é um molho clássico francês, à base de vinho, champignon, cebola e creme de leite. E daí a gente tem um toque manezinho com crocante de polvo e a nossa ostra como principal — conta.

História do Nacanoa

Natural de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, David vem de uma família ligada à gastronomia. O Nacanoa surgiu para transformar o conhecimento técnico em um negócio gastronômico que valoriza o produto local.

— Nossa proposta é servir as ostras do nosso cultivo, fresca para os clientes — conta.

O Nacanoa fica junto à praia e conta com um ambiente descontraído, com mesas na rua e dentro da casa. O barulho do mar é a trilha sonora para as refeições no espaço.

Continua depois da publicidade

Neste ano, a intenção do estabelecimento é conquistar o primeiro lugar:

— Esta é a nossa quarta participação no concurso. Nos três anos anteriores, ficamos em terceiro lugar, e esse ano estamos com a Ixtimadinha na batalha pelo primeiro lugar — revela David, com expectativa.

Veja fotos do restaurante

Ficha técnica do restaurante

  • Quando entrou no concurso: 2022
  • Quantas vezes ganhou: nenhuma, mas ficou em terceiro lugar em 2022, 2023 e 2024
  • Nome do prato de 2025: Ixtimadinha
  • Descrição do prato: ostras ao molho duxelle sobre uma massa folhada com crocante de polvo
  • Endereço: Rod. Baldicero Filomeno, 7.176, no Ribeirão da Ilha

O que é Comida di Buteco

No Comida di Buteco, os estabelecimentos oferecem petiscos exclusivos durante um período de tempo, por um preço fixo — neste ano, o valor é de R$ 35. Depois, público e jurados elegem o melhor “buteco” da cidade. O critério principal é a qualidade do petisco, mas a avaliação também considera atendimento, higiene e temperatura da bebida.

Continua depois da publicidade

Depois dessa, são mais duas etapas: eleitos os vencedores de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito, então, o melhor “buteco” do Brasil.

Pratos que participam do concurso neste ano

Leia também

Ostra agridoce? Bar aposta em petisco inusitado para vencer Comida di Buteco