nsc
    dc

    HENRIQUE BILBAO

    Saiba os mitos e verdades sobre a Inteligência Artificial

    O mercado de trabalho será impactado com o avanço da I.A, mas isso não quer dizer que a mente humana será invalidada

    05/11/2020 - 12h00

    Compartilhe

    Por Tech SC
    Computadores não substituirão os humanos, mas funções manuais
    Computadores não substituirão os humanos, mas funções manuais
    (Foto: )

    Assinatura Colunista
    (Foto: )

    > Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

    Nós já sabemos o quanto a aplicação da Inteligência Artificial pode ser positiva em diversos âmbitos, pessoais e profissionais. De estratégias de automação em diversos negócios, a um assistente inteligente para a casa com a tecnologia e o desenvolvimento de excelentes profissionais desta área, este assunto está em uma posição de interesse das pessoas jamais vista antes.

    Porém, aos leigos, as “mágicas” que a I.A. pode fazer através do que é mostrado em filmes, reportagens, entre outros meios de comunicação, pode fantasiar muito as coisas e mascarar a realidade e todo o seu potencial. Com o avanço da Inteligência Artificial acontecendo em uma velocidade cada vez maior, temos dificuldades em imaginar como ela se tornará a médio e longo prazo.

    > Você já ouviu falar da Jornada da Inteligência Artificial?

    Certamente você já assistiu a algum filme na sessão da tarde em que robôs invadem a vida de seres humanos, que exterminam alguma coisa ou que possuem sentimentos. Calma… isso realmente não vai acontecer... ao menos, não tão cedo.

    Escutamos muito que com a chegada da tecnologia e a “robotização” dos processos industriais, muitos empregos serão destruídos pela I.A. Entretanto, vale ressaltar que computadores não substituirão os humanos, e sim substituirão algumas funções manuais. Muitas profissões de fato deixarão de existir, mas isso não significa que haverá aumento do desemprego.

    Segundo estudo aplicado pelo Fórum Econômico Mundial, chamado “O futuro do trabalho”, 65% das crianças que estão começando agora no ensino básico, ao chegarem na idade adequada para trabalhar terão cargos que ainda não existem. Quer número mais impressionante que este?!

    Um outro dado muito interessante apontado pela McKinsey, empresa de consultoria na área da tecnologia, em uma pesquisa divulgada em 2016, aponta que, com as tecnologias atuais, 45% das atividades pelas quais as pessoas são remuneradas já poderiam ser completamente automatizadas. Isso mostra que de fato muitas profissões deixarão de existir, mas isso não significa que haverá aumento do desemprego. A realidade é que a busca pelo conhecimento e aprendizado sobre a Inteligência Artificial abrirá muitas portas e novas oportunidades no mercado de trabalho.

    Empresas do segmento e que estão investindo na Inteligência Artificial utilizam desse recurso para facilitar e simplificar o seu negócio. Um claro exemplo sobre esse assunto e que já abordamos aqui em outro texto é a IBM e a sua criação, o Watson, que pretende resolver problemas que vão de diagnósticos de doenças e até predições financeiras de companhias.

    Ao mostrar a fonte dos dados coletados, a Watson leva confiança aos tomadores de decisão e fornece recursos de fontes de pesquisas recentes para que eles tomem as melhores decisões para seus pacientes. Neste sentido, a ferramenta não está tomando à frente das decisões, mas sim apresentando opções aos profissionais com respaldo teórico.

    Quer mais um exemplo do uso da I.A. de verdade e “para o bem”? Carros autônomos. Os veículos da famosa Tesla Inc. contam com a ajuda de sensores, que determinam as melhores opções de ação e direção para condução segura e confiável de um carro.

    > Covid-19: como I.A. esta ajudando no mundo a respeito

    Em resumo, o mercado de trabalho parece que será o que mais sentirá o impacto do movimento que está sendo feito em direção ao avanço da Inteligência Artificial. De fato ela vai mudar a maneira em que nós atuamos atualmente, mas não podemos confundir a substituição de tarefas com a invalidação da mente humana. Seremos sempre fundamentais para estas tarefas e andaremos juntos, com o apoio da I.A. com o objetivo que oferecer uma experiência cada dia melhor às pessoas, em todos os sentidos possíveis.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas