nsc
    dc

    HENRIQUE BILBAO

    Você já ouviu falar da Jornada da Inteligência Artificial?

    No artigo do Tech SC, confira algumas dicas para implementar a I.A na sua empresa

    31/10/2020 - 10h00

    Compartilhe

    Por Tech SC
    Jornada da Inteligência Artificial
    Conheça a Jornada da Inteligência Artificial
    (Foto: )

    Henrique Bilbao
    Henrique Bilbao
    (Foto: )

    Durante o nosso conteúdo aqui na NSC já falamos diversas vezes sobre as premissas para a transformação digital da sua empresa. Desde conhecimentos e conceitos básicos à algumas soluções mais elaboradas.

    > Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

    Hoje eu vim te contar um pouco mais sobre a Jornada da Inteligência Artificial, que como o termo sugere, são os possíveis caminhos da evolução da I.A. ao longo dos modelos possíveis que existem e podem ser aplicados dentro de uma empresa ou instituição.

    De maneira geral, quando falamos de inteligência artificial, podemos dizer que o processo de implementação é constituído pelas seguintes etapas:

    Planejamento e Compreensão

    Aprendizado e Desenvolvimento

    Testes e Refinamento

    Implementação

    Solução de problemas

    > Fintechzação chega à rede hoteleira e outros setores

    Gostamos do termo Jornada pois traz à nossa mente a questão de um caminho para ser trilhado, portanto entendemos que para implementar a inteligência artificial em empresas que não utilizam essa tecnologia ainda é interessante ter essa abordagem gradativa. Entendendo que Jornada é uma orientação, fica claro que cada empresa deve desenvolver a sua própria, levando em conta seu segmento de atuação, necessidades e contexto tecnológico que está inserida.

    > Como administrar o emocional nas organizações

    Considerando o processo de implementação citado acima, apresento abaixo um exemplo de Jornada de implementação de APIs de inteligência artificial para empresas que atuem com algum tipo de atendimento:

    NLP (Processamento de Linguagem Natural)

    Language translator (tradução)

    Speech to text e Text to speech (Fala para texto e texto para fala)

    Image recognition e machine vision (Inteligência visual)

    Speaker Recognition (reconhecimento de usuário por fala)

    Face detection (reconhecimento de face por imagem)

    Tone analyzer (análise de tom da conversa) - Machine Learning

    Robôs

    > Empresas de SC estão entre as 150 melhores para trabalhar no Brasil

    Hoje quero aproveitar e direcionar a nossa conversa ao início da nossa proposta de jornada, o NLP. O processamento de linguagem natural (NLP), é um pilar dentro da área de I.A. que é focada no desenvolvimento da capacidade de compreensão da tecnologia quando em contato com a linguagem comum dos seres humanos. Em resumo, este trabalho serve como um “tradutor/intérprete” que possibilita que o robô entenda o usuário utilizando uma linguagem natural.

    Considerando as etapas que envolvem esta jornada que já comentei aqui acima, iniciar o processo de transformação digital pelo NLP faz todo sentido uma vez que é mais correto realizar a compreensão dos parâmetros da linguagem que o usuário irá utilizar antes de evoluir para tecnologias mais avançadas como machine learning e machine vision, por exemplo.

    > Empresa de software de SC é vendida para grupo italiano por R$ 100 milhões

    Visto que ao longo do caminho, desafios técnicos sobre a quantidade de dados armazenados precisa ser enfrentado, além de integrações necessárias com os bancos de dados do cliente, auditoria de dados, criação de camadas de segurança e também a própria alimentação de dados que o sistema que utiliza I.A. como um todo irá ter, ter o processo de compreensão da linguagem natural bem definido é fundamental.

    Quando o desafio é estabelecer os parâmetros para a aplicação do NLP, é necessário que o seu time considere aspectos como:

    Contexto da conversa que a I.A. será fator contribuinte

    Interpretação dos textos

    Análise de sentimentos e linguagem emocional, e mais

    > A tendência horizontal dos prédios de escritório

    Para que seja possível lidar com todos estes fatores, a Inteligência Artificial e toda a cadeia de tecnologia que está em sua volta utilizam o aprendizado de máquina. Por meio disso, os sistemas desenvolvem a compreensão de cada interação e refinam sua capacidade de resposta.

    A partir disso, e com o início da aplicação destes sistemas para os usuários, as máquinas se mantém em constante aprendizado e poderão oferecer mais qualidade no seu atendimento

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas