Um dos sobreviventes do acidente na obra de ampliação de um hospital de Blumenau, no Centro, descreveu como foram os instantes antes e depois da tragédia que deixou um morto e quatro feridos na manhã desta quarta-feira (5). Manoel da Silva escapou ileso ao ficar pendurado pelo cabo do equipamento de segurança. Um vídeo que flagrou o momento circula nas redes sociais (assista abaixo).

Continua depois da publicidade

Sentado na calçada mais de três horas depois do acidente, o trabalhador natural do Rio Grande do Norte ainda tentava assimilar tudo que havia testemunhado. Ele contou à repórter da NSC TV, Patrícia Hadlich, que o grupo trabalhava na concretagem da chamada laje aérea. Ele e outro colega colocaram o cinto de segurança, mas os demais não teriam feito o mesmo.

— Meu colega disse: “Não, não vai cair isso”. Eu falei: “Não, põe o cinto aí”, então ele colocou também — lembra Manuel.

Em determinado momento durante o trabalho, enquanto riam e conversavam descontraídos, um estalo foi ouvido. Quase que no mesmo segundo, tudo veio abaixo. Apenas Manoel e o parceiro que estava preso ao cabo não se machucaram. Do alto, com medo que o cabo arrebentasse, ele viu os escombros cinzas e as marcas de sangue surgirem. Cerca de 20 minutos depois, foi retirado do cabo pelos bombeiros militares.

— Não deu um aviso, foi muito rápido. Deve dar uns 10, 12 metros, nem sei. Parece que ganhei mais uma chance de viver — desabafou.

Continua depois da publicidade

Vídeo flagrou os dois trabalhadores pendurados pelo cabo de segurança

Entenda o acidente

Por volta das 9h, uma das lajes da obra de ampliação do Hospital de Olhos cedeu ao não suportar o peso durante a concretagem na Rua 7 de Setembro. Quando ela despencou, os trabalhadores que estavam em cima da laje caíram. Um estrondo estremeceu os prédios ao redor, inclusive o próprio Hospital de Olhos, que precisou ser evacuado. Havia um paciente em cirurgia, que foi encaminhado de ambulância sedado para outra unidade de saúde.

O atendimento à ocorrência parou o Centro de Blumenau. Foram registrados congestionamentos por toda a região central. A Rua Presidente John Kennedy, do Teatro Carlos Gomes, teve de ser fechada. A Rua 7 de Setembro e transversais registram trânsito intenso. O congestionamento chegou até à região do Terminal Proeb, já no início do bairro Velha.

Veja fotos do atendimento à ocorrência