Uma mulher de 46 anos, identificada como Maria Cristina Chollenberg, morreu ao ver a própria casa pegar fogo e ser completamente destruída em Balneário Piçarras, na madrugada deste domingo (12). Ela, os filhos e os netos conseguiram escapar das chamas, mas a triste cena teria provocado um mal-estar na moradora.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Maria de Fátima Pedro, vizinha e prima da mulher, conta que um curto-circuito em um ventilador teria causado o incêndio. Maria Cristina, que morava com três filhos, o irmão dela e quatro netos, não conseguiu controlar as chamas, que se alastraram rapidamente pela casa de madeira no Centro da cidade. Porém, deixou o imóvel rapidamente com os pequenos.

— A gente demorou para conseguir contato com os bombeiros, depois que chegaram ainda faltou água no caminhão. Nossas casas também de madeira ficam do lado, pois é um terreno familiar, tivemos medo de perder tudo — conta Maria.

Da casa de cerca de 60 metros quadrados, nada restou. Ao ver o imóvel ser consumido pelo fogo, Maria Cristina passou mal e foi levada desacordada ao hospital e, ainda na madrugada, o óbito foi confirmado por “causas desconhecidas”, segundo o laudo.

Continua depois da publicidade

Dona de casa, ela e o irmão reformaram o lar simples, mas próprio, depois da morte da mãe, que deixou o bem de herança. Para a prima, ter visto o pouco que tinha virar cinzas foi muito impactante para a moradora.

— Tudo que ela tinha foi com muito custo que conseguiu. Eu imagino o desespero quando viu tudo queimando — disse a prima enquanto tentava conter as lágrimas.

Agora, a família precisa de ajuda. As filhas de 14 e 26 anos e o filho de 16 escaparam apenas com a roupa do corpo — assim como os netos de sete, cinco e quatro anos, e um bebê de dois meses.

Como não há onde guardar móveis e outros objetos doados, Maria pede que roupas e calçados sejam levados à Assistência Social do município. Com o objetivo de construir uma nova casa, a família fez uma campanha para obter doações em dinheiro. Qualquer quantia pode ser enviada via Pix pela chave pedrofatimamaria@gmail.com.

Continua depois da publicidade

Despedida

Os bombeiros conseguiram poupar as demais residências com o apoio de equipes de Barra Velha. No combate, usaram cerca de 13 mil litros de água. O AN tentou contato com a corporação para falar sobre a falta de água durante os trabalhos, mas o responsável por responder os questionamentos só estará disponível na segunda-feira (13).

O enterro de Maria Cristina ocorrerá no final da tarde deste domingo no cemitério municipal de Balneário Piçarras. Ela deixa cinco filhos e os netos.

Leia também

Caminho do Peabiru ganha lei de rota turística em SC

Udesc tem proposta para nova área em Joinville; planetário está previsto

Qual a estimativa sobre a migração em Joinville na última década

Assista