Entre os moradores de Santa Catarina que vivem dias angustiantes no Oriente Médio em meio aos conflitos de Israel e Irã estão Maziyar Karimi, a namorada Ana Venturi e a sogra dele. O iraniano é rosto conhecido pela região central de Blumenau por ser dono de um restaurante de kebab na Rua Joinville, o Manoosh. Ele foi à terra natal há mais de um mês para visitar a família.
Continua depois da publicidade
Maziyar conta que deixou Blumenau há 40 dias. A companheira e a sogra chegaram há cerca de três semanas. O passeio para matar a saudade da família começou a virar um problema na semana passada, com o início dos ataques.
Em Teerã, capital do Irã onde os parentes de Maziyar moram, era possível ouvir os ataques aéreos à noite, descreve Maziyar. No começo desta semana, porém, os barulhos passaram a ser escutados em diferentes momentos do dia. A orientação do governo aos moradores, então, foi a de que buscassem por lugares seguros.
Veja fotos de Maziyar
Diante de tudo isso, a viagem de volta ao Brasil, que deveria ter ocorrido na madrugada desta terça-feira (17), não foi possível. Com os aeroportos fechados, o casal procurou informações na embaixada brasileira, mas receberam o silêncio como resposta:
— Ontem (segunda-feira) fomos na embaixada, mas até então eles não tinham nenhuma orientação do Itamaraty, nem mesmo para eles, porque estavam sem comunicação — contou o empreendedor.
Continua depois da publicidade
Sem poder retornar para casa, Maziyar e as brasileiras vivem a angústia dos locais. Durante a última madrugada eles e os familiares seguiram para o interior. No caminho, encontraram filas quilométricas em estradas e postos de gasolina.
— Desde o início todos os postos de gasolina estavam com filas quilométricas e ontem a cidade começou a ficar vazia. Quando saímos em direção ao Norte a cidade já estava deserta, e agora estamos no interior com toda a família que mora no Teerã. Aqui é mais seguro — comenta sobre a situação atual deles.
Se tudo der certo, os três devem voltar a Santa Catarina no final do mês.
Guerra
Esta terça-feira (17) marca o quinto dia de conflito aberto. Durante a manhã, Tel Aviv e Jerusalém ouviram fortes explosões, depois que as sirenes de alerta foram acionadas devido ao lançamento de mísseis do Irã. O Exército israelense já havia anunciado “ataques em larga escala” contra alvos militares no Oeste do Irã.
Em um comunicado nesta terça, Donald Trump escreveu que “todos deveriam deixar Teerã imediatamente!”, na plataforma própria Truth Social.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Fotos raras do passado mostram Blumenau antes da Beira-Rio e com palmeiras pequeninas








