O professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Eduardo Jara, morreu neste domingo (12), aos 48 anos, em Florianópolis. Ele estava internado com pneumonia no Hospital Baía Sul, no Centro da Capital, e sofria com complicações decorrentes de Lúpus, doença autoimune diagnosticada recentemente. A informação foi confirmada em nota pela Udesc.

Continua depois da publicidade

Eduardo Jara participou do projeto STF na Escola, em que professores da Udesc elaboraram materiais para explicar a estudantes de todo o país o papel do Supremo Tribunal Federal (STF), da Constituição e da democracia. Jara foi um dos autores da cartilha “Uma aventura com a Constituição”, distribuída a estudantes e disponibilizada no site do programa. A parceria entre STF e Udesc também contou com desenho animado baseado na cartilha e jogos interativos para o ambiente digital sobre democracia e educação política.

Veja fotos do professor Eduardo Jara

A juíza auxiliar do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávia Carvalho lamentou a perda como muito sentida e significativa.

— Ele era um idealista, alguém que acreditava que o mundo não só podia ser um lugar melhor, mas que trabalhava muito por isso — afirmou a magistrada.

Continua depois da publicidade

Na sexta-feira (10), Jara chegou a fazer uma publicação nas redes sociais agradecendo ao ministro Luis Roberto Barroso, que anunciou naquela data a aposentadoria do STF, e mencionando o trabalho em parceria feito em defesa da democracia.

O reitor da Udesc, José Fragalli, declarou luto oficial institucional de três dias na universidade e lamentou a morte do educador.

— Além de sua inegável competência profissional como docente, Jara se destacava por sua grande empatia no trato com colegas servidores e estudantes. A Udesc perde um dos seus mais destacados profissionais — afirmou.

Trajetória

Jara era formado em Matemática, mestre em Ensino de Matemática e doutor em Administração pela Udesc Esag, com tese sobre ensino de empreendedorismo para crianças. Dedicava-se à área de Métodos Quantitativos, nos cursos de Administração e Administração Pública e era coordenador do programa de extensão Esag Kids. Também era pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Inovações Sociais na Esfera Pública, (Nisp) na Udesc Esag.

Continua depois da publicidade

Jara deixa a esposa, Maria da Glória, e quatro filhos. O velório ocorre ao longo desta segunda-feira, até as 16h, na capela A da Funerária Capital, no bairro Itacorubi. Em seguida, o corpo será levado a cerimônia de cremação.

Leia também

Cartilha sobre Constituição da Udesc é lançada pelo STF, em Brasília

Quem são os 20 reféns libertados pelo Hamas após mais de 2 anos de cativeiro em Gaza

Professor de SC participa de programa que levará ensino da democracia a escolas do país