Theresa Walcacer, jornalista pioneira dos principais telejornais e programas jornalísticos da TV Globo, morreu em casa, na madrugada desta quinta-feira (9), na Zona Sul do Rio de Janeiro. Ela trabalhou no Jornal Nacional, Jornal Hoje, Jornal da Globo, Globo Repórter e também na GloboNews.

Continua depois da publicidade

Segundo informações do g1, a jornalista tinha problemas cardíacos crônicos, mas a causa da morte não foi divulgada.

Maria Theresa Tostes Walcacer nasceu em 1944 em Manhumirim, em Minas Gerais. Ela cursou filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). De lá, transferiu para a Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Ao Memória Globo, iniciativa do Grupo Globo para preservar e resgatar a história dos seus veículos de comunicação, Theresa sintetizou o papel do jornalismo:

— É esclarecer e traduzir os fatos com as ferramentas que a gente tem de texto e imagem. É apurar e dar a informação com a maior clareza possível.

Continua depois da publicidade

Nos anos 1970, ela foi contratada pela TV Globo como pesquisadora.

— Eu vim para a Globo no dia primeiro de julho de 1971, para um pequeno departamento de pesquisa do jornalismo. Era um mezanino no final do corredor do terceiro andar, onde ficava seu Álvaro e seu Chico – que já morreram. Eram bons pesquisadores. Havia uma pilha de pequenos rolos de filme, aquele óptico, negativo com óptico. E eu fiquei trabalhando ali — contou ela ao Memória sobre o começo do trabalho na Globo.

Com o tempo, Theresa começou a contribuir para o Jornal Nacional, onde participou de coberturas importantes como a morte do líder soviético Nikita Kruschev e a da queda do elevado Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro. Com o passar dos anos, passou a contribuir para o Jornal Hoje, Jornal da Globo e Globo Repórter.

Theresa também trabalhou na Revista Pais & Filhos, Geográfica Universal, no Jornal do Brasil, na Funarte e na TV Manchete. Ainda, foi gerente da Fundação Roberto Marinho, diretora-geral do programa Globo Ciência e no programa Papo com Armando Nogueira, do canal SporTV. Na GloboNews, foi editora do Starte, programa de cultura do canal, até 2013.

A jornalista deixa dois filhos e cinco netos.

*Sob supervisão de Luana Amorim

Leia também

Fotos do século passado mostram como era capela no Sul de SC submersa por barragem

FOTOS: Música, tradição e sangria do barril marcam abertura da Oktoberfest Blumenau 2025

Florianópolis decreta emergência por erosão costeira e se junta a outras sete cidades em SC