Santa Catarina voltou a ficar refém de um trecho problemático da rodovia mais movimentada do Estado. Quando um caminhão carregado com álcool etílico tombou no último domingo (6) no Km 233 da BR-101, na região do Morro dos Cavalos, em Palhoça, Grande Florianópolis, o veículo de carga explodiu e incendiou outros 24 carros que seguiam no sentido contrário. O acidente resultou em cinco pessoas feridas e um bloqueio total na rodovia que durou 16 horas, persistindo até a manhã do dia seguinte e interrompendo viagens de quem dependia da BR-101.
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O acidente causou momentos de apreensão a moradores como Aparecida Maria Vieira, 56 anos. Moradora da região da Pinheira, em Palhoça, ela voltava para casa após m atendimento médico quando se deparou com o congestionamento causado pela explosão do caminhão e precisou passar a noite na rodovia.
— É uma situação muito triste. É complicado. Aquilo ali, para a gente que está aqui na estrada, parecia um filme de terror — relatou Aparecida.
Veja fotos do Morro dos Cavalos em SC
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As causas exatas do acidente do último fim de semana ainda serão apuradas, mas não o incidente não foi um episódio isolado no Morro dos Cavalos. Em abril do ano passado, após um período de fortes chuvas, uma queda de barreira provocou crateras na pista da BR-101 e causou o bloqueio total da rodovia por mais de dois dias. As quatro pistas só foram totalmente liberadas depois de quase uma semana. O resultado foram longas filas em outras rodovias alternativas de SC, como a BR-282 e a BR-470, e atrasos em viagens e rotas de entrega. Na ocasião, em visita a SC, o ministro dos Transportes, Renan Filho, chegou a afirmar que era preciso “fazer uma obra que permita segurança e fluidez” no local.
Situação semelhante havia sido registrada em dezembro de 2022, com deslizamentos durante outro período de chuvas fortes no Estado. Além das ocorrências naturais, o local também é ponto suscetível a acidentes, que também impactam o trânsito. De 2023 para cá, o trecho da BR-101 no Morro dos Cavalos já registrou 94 acidentes, com 85 feridos e três mortes, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Em comum, esses episódios têm o fato de que interditam a rodovia mais movimentada de SC, ligação direta com o Sul do Estado e o Rio Grande do Sul. Entre túneis e promessas, o trecho recebe cerca de 60 mil veículos por dia segundo números da PRF e registra filas e prejuízos a cada novo incidente, em uma rota onde praticamente não há caminhos alternativos.
Túnel é solução esperada há 20 anos
A solução que voltou a ser defendida após a explosão do caminhão carregado de combustível na BR-101 é um desejo antigo, mas que até hoje não saiu do papel: o túnel do Morro dos Cavalos. A passagem é esperada há mais de 20 anos e estava originalmente na duplicação do trecho Sul da BR-101, mas não foi executada.
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O projeto chegou a ser concluído em 2010, teve licitação aberta em 2016 e recebeu licença de instalação por parte do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em 2018, mas esbarrou na falta de recursos. Uma orientação do Tribunal de Contas da União (TCU) de 2017 recomendou que a licitação fosse suspensa enquanto não houvesse garantia de verbas suficientes para o cronograma de obras e também um andamento adequado das duplicações que já estavam em andamento na época e careciam de mais recursos, as BRs 470 e 280.
O projeto prevê um túnel duplo de 1,3 mil metros cada, entre os Kms 232 e 235 da BR-101, além de dois viadutos de 180 metros de comprimento e obras de proteção de encostas. O valor atualizado da obra é estimado em R$ 1 bilhão, mas o projeto de engenharia e o licenciamento ambiental ainda devem passar por uma nova atualização antes de a obra sair do papel.
O presidente da Câmara de Transporte e Logística da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Egídio Antônio Martorano, afirma que o acidente do último domingo, embora as causas ainda estejam sendo apuradas, chamou a atenção para a importância da obra. Na avaliação dele, a solução seria a melhor para o trecho do Morro dos Cavalos.
— O túnel é bom porque gera eficiência. Um dos problemas do trecho é diminuir a velocidade, com túnel você pode manter. Tem também a questão ambiental, já que o aclive gera mais emissões — explica.
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A discussão sobre o túnel, e até mesmo sobre soluções alternativas como um contorno viário em volta do Morro dos Cavalos, voltou a ganhar força após o acidente do último fim de semana. Atualmente, as duas maiores possibilidades de execução do túnel são a inclusão da obra em uma repactuação da concessão do trecho Norte da BR-101, atualmente gerido pela empresa Arteris Litoral Sul, ou então por meio de uma revisão do contrato com a concessionária do trecho Sul, CCR, que poderia assumir a obra por ter concessão com duração até 2050. As possibilidades são discutidas por parlamentares de SC e entidades como a Fiesc com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), responsável pela gestão das concessões de rodovias no país.
Veja linha do tempo
Janeiro de 2005
Início das obras de duplicação do trecho Sul da BR-101, onde está situado o Morro dos Cavalos
Outubro de 2007
Contratação de empresa para projeto executivo de túnel duplo no Morro dos Cavalos, viadutos e estabilização de encosta. Processo foi vencido pelo consórcio Sondotécnica/STE, ao valor de R$ 3,3 milhões.
Novembro de 2010
Projeto básico do túnel do Morro dos Cavalos finalizado
Agosto de 2012
Um aditivo foi assinado com a concessionária Arteris para estender a área sob gestão da empresa, com instalação de uma nova praça de pedágio em Palhoça e inclusão de um trecho de 23 quilômetros de rodovia na região do Morro dos Cavalos na área a ser gerida pela empresa. Pelo contrato, no entanto, a obra do túnel deveria ser feita pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Setembro de 2016
Duplicação do trecho Sul da BR-101 em SC é entregue com a liberação das pistas em Tubarão, mas o Morro dos Cavalos ficou como o único trecho que não teve duplicação. Uma nova faixa em cada sentido foi construída como paliativo, para amenizar o gargalo no local, mas a via ficou sem acostamentos neste trecho.
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Outubro de 2016
Publicado edital de licitação para as obras do túnel duplo no Morro dos Cavalos, com duas galerias, viadutos e estabilização de encosta.
Abril de 2017
Tribunal de Contas da União (TCU) recomenda ao DNIT não licitar a obra enquanto não houver recursos garantidos para cumprir o cronograma e não houver verba garantida para conclusão das rodovias BR-470 e BR-280, atualmente ainda em duplicação.
Maio de 2017
Suspendida a licitação, atendendo à recomendação do TCU
Dezembro de 2018
Licença ambiental expedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com permissão para o corte de vegetação da área necessária para a obra e controle e resgate da fauna.
Dezembro de 2022
A rodovia ficou interditada no trecho do Morro dos Cavalos por mais de um dia no início do mês em razão de um deslizamento de terra durante fortes chuvas registradas no Estado. Ao final do mesmo mês, em plena temporada de fim de ano, a BR-101 foi novamente interditada durante período de chuvas, registrando mais de 30 quilômetros de filas.
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Outubro de 2023
DNIT solicita renovação da licença de instalação emitida pelo Ibama para o túnel do Morro dos Cavalos
Janeiro de 2024
DNIT confirma que recebeu a primeira renovação do Ibama para a licença de instalação da obra, válida por um ano e dois meses a partir da assinatura (portanto, até janeiro de 2024).
Abril de 2024
Durante período de chuvas fortes, uma encosta caiu sobre a pista da BR-101 na região do Morro dos Cavalos, abrindo uma cratera e provocando a interdição da rodovia por dois dias. O trânsito só foi totalmente reestabelecido após seis dias, causando uma semana caótica nos deslocamentos e transportes de cargas no litoral de SC.
Novembro de 2024
DNIT solicita nova renovação da licença de instalação ao Ibama para a obra do túnel do Morro dos Cavalos. Segundo o Ibama, o pedido ainda não foi analisado.
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Abril de 2025
Um caminhão carregado de combustível tomba na região do Morro dos Cavalos, explodindo e incendiando outros 24 veículos que circulavam na rodovia. Após o novo acidente, a discussão sobre o túnel do Morro dos Cavalos voltou a ganhar força.
Fonte: Monitora Fiesc e arquivo NSC
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