nsc
hora_de_sc

Online

Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis começa neste sábado

A programação é gratuita e será transmitida virtualmente para todo o Brasil

13/10/2021 - 13h52

Compartilhe

Marina
Por Marina Martini Lopes
Tarsilinha
Um dos destaques é a exibição especial de "Tarsilinha", aguardado longa de animação inspirado na obra de Tarsila do Amaral
(Foto: )

A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis realiza entre 16 e 31 de outubro sua edição comemorativa de 20 anos, um marco para a produção audiovisual para crianças no país. Em 2021, o festival leva para as telas a diversidade da cultura brasileira em diálogo com o resto do mundo em uma programação extensa, totalmente virtual e gratuita. Serão 140 filmes, shows de música, sessões de cinema ao vivo e bate-papo, masterclass, oficinas para produtores culturais e crianças, entre outras atividades.

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

Um dos destaques é a exibição especial de Tarsilinha, aguardado longa de animação inspirado na obra de Tarsila do Amaral (1886-1973). Toda o programação pode ser assistida a partir do site da Mostra.

Ao longo de duas décadas, a Mostra se consolidou como o mais longevo e um dos mais importantes projetos do gênero no país. Desde então, ajudou a potencializar a produção audiovisual nacional para crianças e vem contribuindo para a formação de plateia. A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis também se consolidou pelo compromisso com a representatividade étnica e racial, além do diálogo direto com as crianças.

> Tempo: filme relata contato com a morte e faz refletir sobre a pandemia

Além das sessões de filmes, que podem ser assistidos de acordo com a faixa etária - há opções para bebês até adolescentes de 12 anos -, a 20ª edição realiza atividades paralelas como os Encontros de Cinema Infantil e uma novidade: os Encontros de Mercado. Os tradicionais shows da Mostra também terão versões virtuais, com espetáculos em live streaming de Zeca Baleiro e da Camerata Florianópolis.

O cantor e compositor Zeca Baleiro, aliás, é o convidado da abertura do evento. O músico apresenta Zoró Zureta, espetáculo que reúne canções dos dois álbuns infantis do artista, Zoró (bichos esquisitos) e Zureta. No show, Baleiro apresenta pela primeira vez a música-tema de Tarsilinha, longa dirigido por Celia Catunda e Kiko Mistrorigo que terá exibição especial no evento. Inspirada na obra de Villa Lobos, a composição dialoga com a história do filme. A apresentação será no dia 16 de outubro, com transmissão ao vivo no site oficial.

Tarsilinha terá exibição especial no dia 23 de outubro, e poderá ser assistido de qualquer cidade do país. A equipe do filme e crianças juradas participam de um bate-papo após a sessão. Depois do filme, a Camerata Florianópolis apresenta ao vivo um concerto preparado especialmente para o festival: Villa Lobos Para Crianças.

> As 500 Melhores Músicas de Todos os Tempos: Rolling Stone refaz famosa lista

A Mostra vai disponibilizar ao público 98 filmes brasileiros produzidos em quase todos os estados do país - uma janela da diversidade de culturas e infâncias do país. Produções que enaltecem os saberes dos povos originários, por exemplo, estarão em cartaz, como o curta Wuitina Numiá (Meninas Coragem), produzido por Rita de Cácia Oenning da Silva e Kurt Shaw. O doc Nossa Terra, de Samuel Moreira, também está na agenda, na sessão especial sobre Direitos Humanos. 

A seleção reflete um dos propósitos da curadoria do festival, que é mostrar um leque do modo como as crianças vivem e falam pelo Brasil. Outros destaques são Nana & Nilo na Cidade Verde, de Sandro Lopes; Victor, de Felipe Gaze, Wolmyr Alcantara e Darcy Alcantara; Ibiapaba "Como Nascem as Montanhas", de George Alex Barbosa; e Maria Quitéria Honra e Glória, de Antonio Silva.

> Gato Galáctico se prepara para lançar Acampamento Intergaláctico, seu primeiro longa-metragem

Pelo sexto ano, a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis apresenta também uma seleção de filmes internacionais. Da América do Sul à Ásia, a programação conta com 40 filmes produzidos em 23 países. Entre as atrações estão filmes de países como Estônia e Letônia, como o longa-metragem convidado Lotte and the Lost Dragons. Dirigida por Janno Põldma e Heiki Ernits, a animação narra as aventuras da cachorrinha Lotte na busca por um dragão místico que ajudará dois cientistas novos da cidade a receberem um importante prêmio.

Confira as demais atrações da Mostra no site oficial.

20ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

De 16 a 31 de outubro

Evento gratuito e online

Leia também:

> Circuito Catarinense de Quadrinhos anuncia quarta edição em Florianópolis

> Programa SC Mais Cultura vai investir mais de R$ 129 milhões até o fim do ano

> Elvis não morreu? Conheça as teorias que afirmam que o Rei do Rock está vivo

Colunistas