A empreendedora americana e presidente de uma organização que já ajudou mais de mil mulheres a deslanchar seus negócios pelo mundo, Samira Cook Gaines será uma das palestrantes do Startup Summit 2022. Em entrevista exclusiva ao Diário Catarinense, a empresária destacou a importância da orientação, ensino e mais apoio financeiro aos pequenos negócios de mulheres para crescimento da economia.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Samira Cook Gaines é presidente da Purposeful World Strategies, uma organização que ajuda cidades e países a identificar e apoiar empreendedores a desenvolverem seus negócios. Ela já atuou como gerente de desenvolvimento econômico da cidade de Takoma Park, no estado americano de Maryland, onde guiou o crescimento e o desenvolvimento de empresas comunitárias locais.

Confira a entrevista:

DC: Como uma mulher negra, quais foram os principais desafios que você enfrentou na sua carreira empreendedora?

Samira: Eu comecei minha carreira empreendedora na cidade diversa de Washington. Minha experiência como mulher negra me dá uma perspectiva que nem todas as pessoas têm. Ser uma empreendedora negra tem sido uma das minhas maiores conquistas, porque venho de uma cultura de solucionadores de problemas criativos e compreendo a inclusão e o poder de propriedade.

Continua depois da publicidade

Também entendo como é não receber as mesmas oportunidades de seguir a vida que sonha ou a sua experiência, educação ou conhecimento não é valorizado da mesma forma que outros. Isso inspira o trabalho que faço para abrir portas a todos os empreendedores, especialmente aos empreendedores subestimados. Os que não se espera que sejam bem sucedidos.

DC: De que forma a organização que você preside, Purposeful World Strategies, ajuda a identificar e ajudar empreendedores?

Samira: Minha empresa ajuda cidades e países no processo de identificar empreendedores desconectados e informais. Nós ajudamos a identificar barreiras que impedem esses empreendedores de se conectar com o ecossistema local de pequenas empresas.

DC: Qual a importância de organizações como a Purposeful World Strategies para encorajar mulheres empreendedoras?

Samira: Empreendedores são solucionadores de problemas e isto é importante para encorajar as soluções criativas e ajudar todas as pessoas a resolver os problemas do mundo. Mulheres podem trazer a outra metade da perspectiva do mundo e deveriam ser encorajadas para começar negócios.

DC: Quais são as principais diferenças entre o cenário de mulheres empreendedoras nos Estados Unidos e no Brasil?

Samira: Eu tive uma experiência curta no Brasil até agora, mas eu tive várias conversas sobre a falta de recursos específicos para as mulheres empreendedoras e para as organizações que apoiam as mulheres empreendedoras. 

Continua depois da publicidade

O governo dos EUA tem fornecido recursos financeiros e assistência técnica para empreendedoras e para pequenas e diversificadas empresas através dos seus programas “Women’s Business Centers e Small Business Development Centers across the US.

Existem também outras organizações sem fins lucrativos locais e nacionais que oferecem recursos e apoio. Também recebem subsídios governamentais para continuar o trabalho que fazem para as mulheres empreendedoras. Penso que as mulheres empreendedoras no Brasil se desenvolveriam com mais orientação, ensino e apoio financeiro. Isso também fará crescer a economia local e nacional. É um ganho mútuo para todos.

> Startups de SC revelam os segredos para se tornarem milionárias em menos de 10 anos

Startup Summit 

Principal evento para novas empresas de tecnologia no Brasil, o Startup Summit 2022 ocorre nesta quinta (4) e sexta-feira (5), no Centrosul, em Florianópolis. A palestra da empreendedora Samira Cook Gaines será na sexta, às 14h40min, no Palco 8. 

Nos dois dias do evento, no estande dos EUA, haverá orientações a interessados em cursar graduação e pós-graduação em universidades americanas, a cargo do EducationUSA. O serviço é gratuito e faz parte de uma rede global de Centros de Orientação do Departamento de Estado Americano. Em Santa Catarina, o escritório do EducationUSA funciona desde 2018 na Udesc, na sede do Campus I, no bairro Itacorubi, em Florianópolis.

Continua depois da publicidade