O número de multas aplicadas por uso indevido do corredor de ônibus praticamente triplicou em Blumenau nas últimas três semanas. Foram 56 infrações de 17 de março até a última quinta-feira (3), contra 21 nestas mesmas datas de 2024. O período compreende justamente o dia da proibição do tráfego por carros de passeio e motos (mesmo nos horários de pico) e o fim da semana passada. Conforme a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), o número pode ser ainda maior, já que há multas que estão em trâmite processual.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

A decisão de voltar a tornar todos os corredores exclusivos para o transporte coletivo foi anunciada pela prefeitura de Blumenau na primeira quinzena de março. No dia 17, então, a nova regra passou a valer. Flagrantes feitos na primeira semana de proibição pelo fotojornalista do NSC Total Blumenau, Patrick Rodrigues, mostraram que em menos de uma hora ao menos 80 motoristas e motociclistas haviam cometido infrações. Alguns tentavam até driblar os guardas de trânsito transitando pelo corredor na Avenida Martin Luther assim que os agentes viravam as costas (confira na galeria abaixo).

Veja fotos de flagrantes

Beneficiar o transporte coletivo

— O corredor de ônibus em questão foi liberado em caráter emergencial e temporário, mas estudos apontaram que a medida não trouxe a fluidez que esperávamos. Desta forma, o corredor volta a ser exclusivo para ônibus, o que vai beneficiar o transporte público, que é uma das nossas prioridades para melhorar o trânsito em Blumenau — disse, à época da liberação, o secretário de Trânsito e Transportes (SMTT), Fábio Campos.

Continua depois da publicidade

Segundo a SMTT, os motoristas que insistirem em desrespeitar a nova regra serão, sim, multados — apesar de que nos primeiros dias houve uma maior complacência com eventuais infrações, justamente com o objetivo de orientar os condutores. Transitar pelo corredor de ônibus, vale lembrar, é infração gravíssima, no valor de R$ 293,47 e gera sete pontos na carteira de habilitação. 

Além dos ônibus, vans escolares em horários pré-determinados e táxis com passageiros também têm autorização para usar a pista exclusiva.

Leia mais

Cães idosos procuram por um novo lar em Blumenau; veja fotos dos “vovôs”

Como vai funcionar serviço da BRK de limpa fossa em Blumenau onde não houver rede de esgoto