A Defesa Civil de Joinville emitiu alerta, ainda na noite de domingo, para chuva forte em Joinville nesta segunda-feira (27). Até às 10h30min, o acumulado de precipitação já chega a 33 milímetros e pode chegar a 50. Dessa forma, o estado de atenção permanece, incluindo municípios da região Norte de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Segundo a meteorologia, a condição de instabilidade associada ao processo de formação de um ciclone extratropical no oceano, próximo a costa do Sul do Brasil, favorece o desenvolvimento de temporais com raios, rajadas de vento, chuva pontualmente intensa e eventual queda de granizo em Santa Catarina.

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

Em entrevista à CBN Joinville, o coordenador regional de Defesa Civil, Antonio Edival Pereira, informou que outras duas cidades no Litoral Norte Catarinense registraram maior volume de chuva nas primeiras horas desta segunda-feira. Até às 10h30, São Francisco do Sul já acumulava 50 milímetros de água, enquanto Itapoá registra 40 milímetros. Já Araquari foi a menos afetada até agora, com 31 milímetros de chuva. Ainda segundo Edival, a Defesa Civil segue monitorando o mar neste início de semana, com possibilidades de maré alta e ondas de 2,5 a 3 metros em área afastada da orla.

Para a região de Joinville, o risco é de ocorrências como alagamentos, enxurradas pontuais, além de danos na rede elétrica, destelhamento e queda de galhos de árvores. A orientação é que em caso de alagamento, as pessoas evitem passar pela água, além de ter cuidado especial com crianças próximas de pontes, pois a correnteza tende a aumentar. Outra orientação é procurar um local seguro em caso de vento forte e ficar longe de janelas, placas, árvores e demais objetos que possam ser arremessados com a força do vento.

Continua depois da publicidade

A Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 e os Bombeiros Voluntários pelo 193.

Advogado Thiago Marques assume cargo de vereador em Joinville

Time sub-21 do JEC Futsal faz história e conquista Copa do Mundo da categoria

Psiquiatra de Joinville presta atendimento voluntário à população atingida pelas cheias no RS

Destaques do NSC Total