Na quinta-feira (16), o tempo fica instável em todas as regiões catarinenses, com temporais que podem vir acompanhados de ventos fortes e eventual queda de granizo, segundo a Defesa Civil. Isso por conta da formação e o avanço de uma frente fria ao Estado, que mantém as condições instáveis até a madrugada de sábado (18).

Continua depois da publicidade

Entre a manhã e a tarde da quinta-feira, a instabilidade avança pelo Oeste e áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, e se espalha para as demais regiões no decorrer do dia. O risco para ocorrências associadas às chuvas fortes fica entre baixo e moderado, conforme a Defesa Civil.

Já nas áreas litorâneas, a condição para chuva é menor, ocorrendo de forma isolada. Ainda assim, espera-se um aumento da nebulosidade em relação ao dia anterior.

No início da tarde ainda faz calor, com temperaturas próximas a 27°C, principalmente nas áreas entre o litoral e Norte catarinense. No entanto, com o avanço das chuvas, as temperaturas caem rapidamente. 

Ciclone afeta SC e traz risco de temporais e ventos até sábado

A formação de uma nova frente fria no Sul do Brasil deve mudar o tempo em Santa Catarina a partir da tarde de sexta-feira (17). Segundo a Defesa Civil estadual, a combinação de umidade, calor e instabilidade cria condições para chuvas fortes e temporais isolados, que podem se estender pelo sábado com a chegada definitiva do sistema.

Continua depois da publicidade

De acordo com o Meteored, a frente fria será impulsionada por um ciclone extratropical no extremo sul do continente. O sistema vai avançar rapidamente sobre o território brasileiro, provocando chuvas volumosas, queda de granizo e ventos intensos, que podem superar 100 km/h em áreas do litoral de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

A princípio, a previsão é de que os primeiros núcleos de instabilidade surjam na madrugada de sexta-feira, de forma pontual e passageira em regiões do Oeste catarinense, ganhando força ao longo da tarde. No sábado, a frente fria avança sobre todo o Estado, trazendo chuvas mais amplas e persistentes.

Com a combinação das chuvas e dos ventos intensos, há risco de destelhamentos, queda de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica, especialmente em áreas mais expostas do litoral e do planalto.

Tempestades já atingiram SC no último final de semana

Cidades de Santa Catarina registraram estragos devido às fortes chuvas que atingiram o Estado entre sábado (11) e a noite de domingo (12). Os danos, segundo a Defesa Civil, foram registrados principalmente nos municípios do Oeste catarinense, com quedas de árvores, ruas alagadas e fortes ventos.

Continua depois da publicidade

As tempestades foram impulsionadas pela formação de um ciclone extratropical entre a Argentina e o Uruguai.

Veja as fotos dos estragos causados pelas chuvas

*Sob supervisão de Luana Amorim

Leia também

Cidades do Sul de SC entram em alerta para ventos costeiros e “invasão” de areia na orla

VÍDEO: Fumaça branca chama atenção após vegetação pegar fogo em Florianópolis